GeralHomePolíticaSanto André

Santo André é uma das cidades selecionadas para integrar a rede Ruas Completas SP

Iniciativa visa apoiar municípios na implementação de projetos de segurança viária com foco na redução nas mortes do trânsito

 O município de Santo André foi selecionado para integrar a rede Ruas Completas SP, que busca implementar projetos de segurança viária que colaborem na redução nas mortes causadas por acidentes de trânsito. O anúncio de que o município passa a integrar a rede de 20 municípios foi feito na última sexta-feira (14), durante reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

“Nos últimos anos Santo André vem reduzindo as mortes no trânsito com medidas efetivas de educação de trânsito e também na implementação de projetos de mobilidade que resguardam a segurança de motoristas e pedestres. Para nossa cidade, integrar esta rede é motivo de muito orgulho e demonstra que estamos no caminho certo e podemos avançar ainda mais na diminuição dos índices”, destacou o prefeito Paulo Serra.

A rede Ruas Completas SP e uma iniciativa da WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Campanha Respeito à Vida (Detran-SP), do Governo do Estado de S Paulo, e parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, que vai trabalhar no apoio a redução de mortes e lesões causadas por acidentes no trânsito.

Para entrarem na rede, as 20 cidades se comprometem a implementar ações; estratégias ou projetos de segurança viária, com foco em gestão de velocidades por meio do redesenho da infraestrutura urbana. A ação e anunciada em pleno Maio Amarelo, mês que chama atenção para ações pela segurança no trânsito em todo o mundo. Além disso, 2021 marca o início da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU; cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

Experiência –

 

Enfim em 2017, o WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lançaram uma rede com 21 cidades brasileiras; que realizou intervenções de ruas completas em nove cidades. Agora, a boa experiência da rede nacional soma novas organizações parceiras; com apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, para trabalhar especificamente com cidades paulistas.

Além disso do apoio às 20 cidades selecionadas; haverá atividades de capacitação abertas para as mais de 300 cidades onde o Respeito à Vida do Governo do Estado de São Paulo está presente. Afinal a seleção das cidades se baseou em critérios como o compromisso com redução de mortes; e lesões no trânsito e com a redução das velocidades máximas em vias urbanas, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Também  consideradas a disponibilidade de dados para o diagnóstico, entre outros fatores.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo