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Ribeirão Pires é selecionada para rede de cidades paulistas comprometidas com trânsito seguro

Rede Ruas Completas SP disponibiliza apoio técnico com o objetivo de reduzir mortes no trânsito

A Estância Turística de Ribeirão Pires foi selecionada para integrar a Ruas Completas SP, uma rede de cidades paulistas comprometidas com ações para reduzir mortes e lesões no trânsito. ainda mais o anúncio aconteceu na última sexta-feira, dia 14, durante encontro virtual.

Além disso a iniciativa vai oferecer apoio técnico a projetos, ações e estratégias de segurança viária de 20 cidades do Estado de São Paulo durante cinco anos. Sendo assim ao entrar na rede, Ribeirão Pires assume o compromisso de segurança viária, trabalhando com as capacitações oferecidas pelas organizações que lideram o grupo – WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Respeito à Vida (Detran-SP).

“Esse apoio entra como mais um reforço ao nosso trabalho de educação para o trânsito, difundido em Ribeirão Pires através de campanhas como o Movimento Maio Amarelo que esse ano está levando conscientização para milhares de pessoas, condutores e pedestres”, declarou o secretário de Segurança, Mobilidade Urbana e Defesa Civil, Coronel Carmo Jr.

Vinte cidades juntas pela segurança viária

Centros urbanos médios e grandes fazem parte da rede, juntamente a Ribeirão Pires. S eles: Araraquara, Bauru, Bebedouro, Campinas, Campos do Jordão, Capão Bonito, Catanduva, Diadema, Francisco Morato, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, S José do Rio Preto e S José dos Campos.

São cidades com diferentes perfis, mas com desafios em comum. Ao trabalharem em rede por um mesmo objetivo, podem compartilhar processos e aprendizados e avançarem juntas; gerando resultados positivos e influenciando outras cidades no estado de São Paulo e no restante do país”; explica Diogo Lemos, analista sênior de mobilidade ativa do WRI Brasil, organização responsável pela formação e coordenação da rede.

As cidades contarão com capacitações e apoio técnico a projetos com base na abordagem de sistemas seguros, que parte da premissa de que lesões e mortes no trânsito são evitáveis; – e de que a responsabilidade e compartilhada entre quem utiliza as vias e quem projeta e implementa o espaço viário.

“A rede de cidades paulistas chega para fortalecer o sistema viário; com ações práticas e objetivas para que as gestões municipais possam avançar com base em dados; e evidências internacionais do que traz resultados efetivos para a segurança no trânsito. A velocidade é o principal fator de risco para ocorrência de sinistros de trânsito; segundo a Organização Mundial de Saúde; e o desenho das vias é uma das formas de se fazer a gestão das velocidades para a segurança”, reforça o diretor executivo da Vital Strategies no Brasil, Pedro de Paula.

Seleção das participantes

Ainda mais a seleção das cidades se baseou em critérios como o compromisso com redução de mortes; e lesões no trânsito e com a redução das velocidades máximas em vias urbanas, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Também  consideradas a priorização dos modos ativos e coletivos e a disponibilidade de dados para o diagnóstico, entre outros fatores.

Afinal a Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito (BIGRS) apoia o Ruas Completas SP como parte de seu compromisso de salvar 600 mil vidas; e prevenir 22 milhões de lesões no trânsito de países em desenvolvimento até 2025. “Contudo esta rede, focada em mobilidade e ruas seguras, está alinhada com outras atividades da Iniciativa Bloomberg no estado de S Paulo; e em outras cidades do Brasil, voltadas à coleta e análise de dados; fiscalização e comunicação” avalia o coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito no Brasil, Dante Rosado.

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