Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
ArtigoHomelivrosSão Bernardo do Campo

Livro retrata com nostalgia vida de jovem em São Bernardo do Campo

jornalista Lucas Alves,

 

Obra “Salve, São Bernardo: crônicas da juventude” narra os ‘rolês’ e dramas da vida de um jovem na maior cidade do ABC Paulista; Escrito pelo jornalista Lucas Alves, o livro foi vencedor de edital da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura de São Bernardo

 

Ser jovem significa ser livre para errar. É o que defende o jornalista Lucas Alves, autor do recém-lançado livro “Salve, São Bernardo: crônicas da juventude”. A obra é um relato autobiográfico sobre o que significa crescer enquanto jovem na maior cidade do ABC Paulista e traz histórias que narram e brincam com os dramas da juventude, como a descoberta da própria identidade, lidar com o primeiro emprego e sair da casa dos pais. Além disso, relembra com detalhes os “rolês” mais inesquecíveis dessa época e vividos pelo autor (quando ainda era possível fazê-los).

 

O livro foi publicado em maio de 2021 e pode ser adquirido na internet. A obra é ao mesmo tempo uma homenagem à cidade de São Bernardo do Campo e uma viagem nostálgica a essa fase tão marcante da vida.

 

Além disso de polo industrial automotivo e símbolo de resistência no período da ditadura, S Bernardo do Campo também e conhecida por ter uma juventude extremamente diversa e socialmente ativa. Seja em baladas mais tradicionais ou até em rolês underground e desconhecidos para o público em geral, os jovens são-bernardenses estão sempre em busca de “qual é a boa para hoje”, ou pelo menos estavam até a chegada da pandemia.

 

Existe um grande senso de pertencimento dos jovens com a região do ABC, e com São Bernardo a história não é diferente. Isso acontece por vários motivos, mas acredito que seja principalmente por conta dos vínculos que as pessoas constroem aqui. São as pessoas que fazem a história de um local, e tanto no ABC como em São Bernardo, a juventude sempre esteve em busca de novas experiências, interagindo entre si, explorando e transformando a região”, explica o autor Lucas Alves.

As crônicas da juventude

Cada pessoa tem a sua própria história de juventude, mas muitas das vivências pelas quais passamos se parecem com as de outros jovens também. Foi o caso do autor, que narra nas 21 crônicas do livro os principais momentos dessa fase, do ensino médio até a vida adulta. Em textos como “Um grande salto”, “Jovem aprendiz” e “Vida de estagiário”, são retratadas passagens como a saída da casa dos pais e como lidar com o início da carreira profissional.

As crônicas também traduzem a relação entre o jovem e a cidade.

No texto de abertura, “Salve, São Bernardo”, uma ode a tudo o que torna o lugar tão especial, como o fato de ser uma cidade grande com clima de interior. Já em textos como “O escadão do Sonda”, “Sobre o rolê” e “Fetiche em cômodo”, o autor faz uma análise pessoal e detalhada sobre os principais rolês da cidade (como festas e baladas), frequentados por milhares de jovens.

A pandemia tem sido um momento de teste em especial para os mais novos e não passou despercebida no livro. A crônica “Triste adeus à minha jovem-juventude” fala sobre como o jovem lida com a quarentena. E em um dos textos finais do livro, “Carta aos 15”; o autor faz uma viagem no tempo e escreve uma mensagem do futuro para o seu “eu” de 15 anos de idade; a fim de trazer a experiência e os aprendizados adquiridos durante todo esse tempo.

“Historicamente, o jovem já não vivia um bom momento antes da pandemia; tendo que lidar com o desemprego e questões de saúde como ansiedade e depressão. Hoje, temos muita dificuldade em olhar para frente e enxergar uma perspectiva positiva do futuro. Uma das poucas coisas que podemos fazer agora é ler; e espero que o livro possa divertir e fazer com que todos relembrem os melhores momentos da juventude com carinho”, finaliza.

O projeto foi viabilizado pela Lei Federal Aldir Blanc, criada durante o período da pandemia para apoiar a classe artística do país. O livro  um dos 27 vencedores do edital de Publicações, organizado pela Secretaria de Cultura e Juventude de S Bernardo do Campo (SP).

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo