Ação SocialAnimaisDiademaGeralHome

Diadema lança site “Adote Amor – Feira Virtual de Adoção Animal”

Se você está querendo adotar um amigo de quatro patas.

Se você está querendo adotar um amigo de quatro patas… Em Diadema tem uns bichinhos que também estão procurando um novo dono, um novo lar: Mila, Bela, Luna, Cacau, Elaine, Frida, Bilu, Simba, Juca, Amendoim, Toddy, Billy, Charlotte, Nega, Olívia e outros. Ainda mais para conhecê-los, acesse o novo site adoteamor.diadema.sp.gov.br e navegue na feira virtual permanente para adoção de cães e gatos.

Devido a pandemia da Covid-19, a realização de feiras e exposições que promoviam a adoção desses animais de estimação ficou prejudicada. Por isso, a Prefeitura de Diadema está colocando no ar
o canal “Adote Amor – Feira Virtual de Adoção Animal”. Lá, você pode conhecer e adotar cães e gatos.

Ao acessar adoteamor.diadema.sp.gov.br, os interessados terão acesso à galeria de fotos dos animais disponíveis para adoção e que estão sob os cuidados do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Diadema. Além das imagens, o site disponibiliza dados básicos como nome, raça, idade, histórico etc.

A criação da feira virtual “Adote Amor” faz parte das políticas públicas da Prefeitura de Diadema em prol do bem-estar e proteção animal. A novidade é resultado do trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do CCZ e do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CONPBEA).

“Como ninguém faz nada sozinho, o site ‘Adote Amor’ é fruto de muitas mãos, mas todas unidas em prol dos animais. O resultado dessa união é um site prático, bonito e fácil de navegar para estimular a adoção animal e a posse responsável”, explica o secretário de Meio Ambiente de Diadema, Vagner Feitoza, o Vaguinho. “Com a ajuda de todos na divulgação, vamos aumentar o número de adoções e melhorar as condições de vida desses bichinhos”, finalizou.

CCZ

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, o CCZ de Diadema conseguiu formalizar 143 adoções de cães e gatos para moradores da cidade.

A maioria dos cães e gatos para adoção no Adote Amor é proveniente de abandono e resgate de maus tratos. Antes de entregar o animal ao novo dono, o CCZ orienta quais são os deveres e obrigações de quem está adotando e as necessidades e direitos dos bichinhos de estimação.

O início do processo de adoção é virtual, pelo site. Mas após a escolha do animal, o interessado entrará em contato com o CCZ de Diadema para formalizar o ato, tramitar o pedido e, finalizar a adoção e retirada daquele que passa a ser o novo membro da família e o mais novo morador da casa ou apartamento.

De acordo com o CCZ, os animais disponíveis para adoção, quando maiores de cinco meses, são castrados, vermifugados e vacinados contra a raiva. Mas se adotar um cão ou gato mais novo, é preciso assinar um termo especial em que se compromete a castrar e vacinar o filhote.

Posse responsável

O site “Adota Amor – Feira Virtual de Adoção Animal” reforça algumas dicas importantes para deixar seu lar mais alegre e saudável para todos. Os animais de estimação precisam ser levados, periodicamente, ao veterinário. Não apenas antes de adotar.

Enfim no caso de adotar um cachorro, mantenha um local para o animal fazer suas necessidades, que pode ser coberto com jornal ou tapetes próprios para isso. Já no caso dos felinos, use caixa de areia para cada gatinho. A limpeza desses locais precisa ser diária.

Quanto a alimentação deles, é aconselhável seguir a orientação de veterinários. Mas de modo geral, os filhotes dever ser alimentados três vezes ao dia, e os adultos, até duas vezes.

Se mora em apartamento, lembre-se de colocar telas nas janelas e sacadas, para que seu bichinho não corra o risco de cair e se machucar.

CONPBEA

Criado em 26/01/2019, o CONPBEA (Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal) é formado por representantes da Prefeitura de Diadema e de organizações da  sociedade civil. Embora de segmentos diferenciados, todos os conselheiros se dedicam a garantir que os animais recebam amor, cuidado e carinho.

Afinal o objetivo do CONPBEA é defender, preservar e garantir a proteção, bem-estar e qualidade de vida dos animais de Diadema. Além de papel fiscalizador, o Conselho também deve desenvolver em parceria com órgãos do poder público; campanhas de educação para posse responsável, feiras de adoção de animais, atividades de  castração e vacinação, entre outras ações.

Por fim, vale ressaltar e relembrar que o abandono de animais é crime, de acordo com o 32º artigo da Lei Federal 9.605/98, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo