Com artigos produzidos por profissionais locais, Casa do Artesão e Feira de Artesanato de São Caetano são opções de compras para o Dia das Mães
Que tal garantir o presente para o Dia das Mães com artigos únicos e personalizados, feitos manualmente, por artesãos da cidade
Que tal garantir o presente para o Dia das Mães com artigos únicos e personalizados, feitos manualmente, por artesãos da cidade? Ainda mais em São Caetano do Sul, a Casa do Artesão e a Feira de Artesanato e Gastronomia são opções para quem quer qualidade e exclusividade com preços que cabem no bolso.
Além disso a Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes”, localizada no centro da cidade, é o equipamento público de referência no fomento à produção local das artes feitas à mão. Criado pela Prefeitura em 2001, o espaço, que tem 143 metros quadrados, dispõe de milhares de itens à venda, de R$ 5 a R$ 500, em diversos materiais, como madeira, porcelana, tecidos variados e materiais recicláveis.
Fátima Singh, coordenadora da Casa
Comenta que o movimento no local tem aumentado com a aproximação do Dia das Mães: “Desde a reabertura do espaço no dia 19 de abril (passada a Fase Emergencial para conter a disseminação da Covid-19), estamos recebendo mercadorias para presentear as mães. Até montamos uma mesa só com artigos para elas.”
Enfim, o equipamento conta com aproximadamente 240 profissionais locais. Para expor, é preciso ser morador da cidade e levar o trabalho para a avaliação da Casa. Cada membro arca com um custo mensal de 10 reais mais 12% sobre o valor das vendas; que e destinado as despesas para a manutenção do espaço.
A artesã Márcia Marcão, há mais de 12 anos no local, vem produzindo peças voltadas para o Dia das Mães há dois meses. Ela considera o espaço uma vitrine profissional: “Afinal a Casa do Artesão me abriu muitas portas. Quando comecei a expor; também passei a dar aulas: para a Terceira Idade, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e no Fundo Social de Solidariedade. As pessoas ficaram conhecendo o meu trabalho e isso impulsionou meus rendimentos. Hoje o artesanato é a minha profissão, a minha fonte de renda.”