Para promover uma experiência ainda mais completa para os cariocas e turistas, o Bondinho Pão de Açúcar e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmaram um acordo de cooperação técnica, em 05 de maio de 2021, para a criação do ‘Circuito Histórico do Bondinho Pão de Açúcar’.
O percurso receberá uma chancela de reconhecimento nacional do Instituto, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.
Enfim a iniciativa, que tem como objetivo abordar o caráter histórico-cultural da cidade, contará com um trajeto a ser percorrido pelos visitantes ao longo dos mirantes do Bondinho Pão de Açúcar, que serão rebatizados e estarão repletos de conteúdos com contextualizações históricas sobre o bem cultural e o ambiente em que se insere, além de destacar a trajetória de inovação tecnológica do primeiro teleférico das Américas.
Referência no setor de turismo; a notoriedade do Bondinho Pão de Açúcar e refletida em números do setor; uma vez que e o segundo ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro.
Desde sua fundação, em 1912, mais de 46 milhões de pessoas já visitaram o parque. Idealizado pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos, o Bondinho Pão de Açúcar foi o terceiro teleférico a funcionar no mundo.
Por fim na época, só existiam dois similares; na Espanha e na Suíça. O teleférico carioca superou os dois em tamanho; e hoje o mais antigo teleférico em operação no mundo, com o ponto mais alto a 396 metros acima do nível do mar.