O vereador Ricardo Alvarez participou da audiência pública realizada pela Câmara Municipal de S Paulo na manhã desta quinta para debater a poluição no entorno do Polo Petroquímico que afeta a população que mora na divisa das cidades de Santo André, Mauá e zona leste de S Paulo.
“Ainda mais reafirmo aqui o meu compromisso com a criação de um grupo amplo, que envolva a comunidade, o parlamento, o poder executivo e os órgãos de fiscalização no sentido de apresentar alternativas viáveis para esse problema que persiste há muito tempo naquela região”, afirmou Alvarez.
Contudo o evento, que contou com a participação de diversos moradores, médicos, técnicos, especialistas e ambientalistas, apontou para os graves problemas de saúde ao longo dos anos e para os transtornos causados à população local com a emissão dos poluentes. A audiência não contou com representantes do Polo Petroquímico.
“Eu queria lamentar a ausência dos representantes do Polo no debate de hoje. Além disso as intervenções dos especialistas, ativistas ambientais; e do público que participou da audiência apontaram com clareza os problemas que persistem na região; produto da ação das empresas que compõem complexo”, definiu Alvarez.
Enfim neste mês de abril o Polo Petroquímico multado em mais de R$ 870 mil pela Cetesb; que identificou a emissão de poluentes a partir de uma série de denúncias e de vídeos dos moradores que mostram a liberação de gases; ruído e o pó preto oleoso que tem tomado conta das casas na região.
“Não somos contra as empresas do Polo. Nós somos a favor da vida. Afinal precisamos combinar desenvolvimento com sustentabilidade. É isso que nos move nessa audiência pública de hoje”, definiu Alvarez.