ArtigoHome

Aplicativo colaborativo para comunidade autista

Roberto Mangraviti

O aplicativo Rede Azul – que conecta a comunidade autista a serviços e oportunidades amigáveis para pessoas que estão no TEA (Transtorno do Espectro Autista) – agora também está disponível para usuários do sistema IOS (dispositivos móveis da Apple) de todo Brasil. Atualmente, soma indicações de profissionais e serviços de 20 estados, realizadas pelos mais de 1,5 mil usuários que contribuem com suas experiências na construção de um banco de dados gratuito e de fácil acesso.
A iniciativa de criá-lo veio da publicitária Elaine Marques, após as vivências que passou a ter com a sua filha de 18 anos de idade, AlíciaNicol Marques Escudero, diagnosticada com Síndrome de Asperger, nível leve do TEA, desde os 12 anos. A dificuldade em encontrar opções de locais e profissionais adequados às necessidades da garota fez com que Elaine compreendesse que, possivelmente, outros pais passavam pelos mesmos obstáculos. Começa, então, a jornada de criação do app Rede Azul.
Lançado em dezembro de 2019, na Google Play, o app foi liberado gradualmente, começando por municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), interior de São Paulo.
Como o objetivo é ser colaborativo, os usuários podem deixar suas indicações de locais ou serviços amigáveis para pessoas do TEA – que dentro do app recebem o nome de Pontos Azuis – para que outros possam consultar, vivenciar e avaliar. Com todas essas informações, o aplicativo calcula uma média das notas para cada indicação. Ao todo já são 267 indicações realizadas pelas pessoas que usam o app.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo