GeralHomeVariedades

Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado com palestra sobre Fernando Pessoa

Evento contará com participação de docente do Instituto Politécnico da Guarda em Portugal

 

De acordo com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e a Escola de Tradutores, realizará em 5 de maio próximo encontro on-line sobre Fernando Pessoa: o poema, a tradução e a força das palavras.

Além disso a palestra será ministrada por Fernando Carmino Marques, professor titular de Língua e Cultura Portuguesa no Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal, especialista no poeta.

O docente abordará a dificuldade em traduzir Fernando Pessoa e, em particular, o heterônimo Alberto Caeiro.

Com tudo o evento acontecerá no Dia Mundial da Língua Portuguesa  e tem como objetivo ser um espaço, ainda que virtual, de encontro com grupos e pessoas dos diversos países que falam o idioma.

Segundo a professora Cláudia Cezar, coordenadora do NAC, a intenção é celebrar o que une as pessoas em meio às diferenças culturais, geográficas, históricas etc.; e o encontro por meio da arte e da poesia de um dos mais importantes poetas da língua portuguesa.

Para Damiana Rosa de Oliveira, ex-aluna do curso de Letras da Universidade Metodista de São Paulo e uma das fundadoras da Escola de Tradutores; é preciso resgatar a importância de celebrar nosso idioma: “Enfim  língua portuguesa é nossa pátria. Esta é uma oportunidade de nos unirmos e declararmos o amor que sentimos pela língua materna. Um momento para celebrar juntos a lusofonia. Ver todas estas associações juntas é incrível!”

Afinal a palestra sera transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Núcleo de Arte e Cultura. Data: 5 de maio (quarta-feira). Horário: 17h

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo