O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) acaba de criar sua Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres, conforme Resolução CRMV-SP nº 2969/ 2021.
A nova comissão foi instituída visando ampliar os diálogos e fomentar políticas públicas no estado de São Paulo para o atendimento a ocorrências com animais em situação de emergência, tais como incêndios florestais, deslizamentos de terra, rompimento de barragens, entre outros desastres e catástrofes ambientais.
“Discutiremos, com foco regional, técnicas e protocolos específicos para o atendimento a animais de diferentes espécies nestas situações”, explica o presidente da CRTAMVD/CRMV-SP, o médico-veterinário Leonardo Maggio de Castro, profissional especializado na área, com experiência em ocorrências em diversos Estados e integrante da Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
De acordo com o presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga, a ampliação das discussões sobre este tema é fator fundamental para que a profissão alcance novos patamares. “O resgate técnico de animais e a Medicina Veterinária de Desastres são áreas cujas ações impactam diretamente na saúde pública, com medidas de controle e prevenção de surtos de doenças, entre muitas outras”, enfatiza Pulga.
Castro enfatiza que um grande destaque da iniciativa do CRMV-SP ao criar a comissão é a abordagem ampla, que vai além dos contextos de desastres e catástrofes.
Serão incentivadas as boas práticas, também, em caso de emergências cotidianas, as quais permaneciam ocultas, gerando baixa assistência aos animais atingidos, nos incidentes em centros urbanos e áreas rurais, dentre os quais enchentes, atropelamentos, quedas em buracos, rios e córregos ou outros tipos de acidentes envolvendo animais.