Covid -19GeralHomeVariedades

Pesquisa da Univates identifica 109 mutações em genomas do vírus Sars-CoV-2

Descoberta é importante para a melhor compreensão sobre o comportamento do vírus da Covid-19

Oito meses depois de a BRF doar R$ 100 mil à Universidade do Vale do Taquari – Univates, de Lajeado (RS), como apoio a pesquisas e projetos relacionados à Covid-19, ainda mais, entre os estudos da Instituição estão a identificação de mutações no genoma do vírus Sars-CoV-2 e a busca por compostos que possam inibir a replicação viral.

Além disso, o primeiro passo  analisar 627 sequenciamentos genômicos do Sars-CoV-2 recolhidos a partir de amostras em diferentes regiões do País. A equipe identificou 109 mutações no vírus, que não significam novas variantes da doença; mas são uma descoberta importante para a melhor compreensão sobre o comportamento do Sars-CoV-2.

O estudo também fornece suporte para um melhor entendimento sobre a eficácia das vacinas, perseguindo o objetivo de identificar compostos que possam se utilizados para o enfrentamento da pandemia.

Os resultados dessa primeira fase da pesquisa compartilhados em uma plataforma a disposição de pesquisadores de todo o mundo para ajudá-los na busca coletiva pela cura e submetidos a uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo, a Scientific Reports, do grupo Nature. A equipe e formada por seis pesquisadores, entre professores e alunos da Univates, dos quais uma bolsista de doutorado e uma pós-doutoranda.

O professor Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers, doutor em Biologia Celular e Molecular, coordenou a análise das mutações nos genomas; realizada de junho a dezembro do ano passado. Os dados para este estudo  obtidos por meio do banco de dados público GISAID; da Alemanha, que inclui amostras recolhidas no Brasil e sequenciadas em um trabalho colaborativo envolvendo cientistas de todo o mundo.

“Afinal, nós concluímos a parte computacional e agora estamos iniciando a parte experimental”, explica Timmers, acrescentando que; com base nas descobertas desse trabalho; a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) Débora Bublitz Anton concentrará a pesquisa em uma das proteínas do vírus; a 3CLpro, em busca de potenciais inibidores.

Por fim, as doações e demais ações da BRF no combate ao Coronavírus podem ser acompanhadas pelo site www.brf-global.com/sobre/seguranca/comunicado-coronavirus