ArtigoGeralHomeSaúde

Abril Marrom alerta para a boa saúde dos olhos, prevenção de doenças e cegueira

Diversas campanhas no calendário da saúde chamam atenção para a prevenção de doenças e, neste mês, o Abril Marrom alerta sobre os cuidados preventivos voltados aos olhos.

Diversas campanhas no calendário da saúde chamam atenção para a prevenção de doenças e, neste mês, o Abril Marrom alerta sobre os cuidados preventivos voltados aos olhos. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, o Brasil tem mais de 1,2 milhão de deficientes visuais, sendo que 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam se tratados ou evitados se diagnosticados precocemente. Já o documento Além disso, as Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estima que o Brasil tenha mais de 1,5 milhão de pessoas cegas.
Para Fernando Naves, coordenador da Oftalmologia da Santa Casa de Mauá, a proposta da data e conscientizar sobre a importância da prevenção e combate as diversas causas de cegueira, além da reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual. “Muitas doenças oculares são tratáveis desde que o diagnóstico  feito precocemente e acompanhadas pelo médico oftalmologista a fim de retardar o desenvolvimento e até curá-las”, revela.
Como a campanha Abril Marrom coloca em evidência a importância de cuidar dos olhos, vale lembrar a importância da consulta anual com o oftalmologista; a partir da infância, além disso dos exames periódicos, pois caso detectada alguma irregularidade, o tratamento adequado deverá se iniciado imediatamente.
Oftalmologistas
Segundo os oftalmologistas da Santa Casa de Mauá Norton Yanagimori e Obidulho Naves; muitas doenças podem levar à cegueira e por essa razão é sempre importante estar atento a todos os sintomas. Sendo assim, os mais comuns são os erros refracionais; condições que impedem que as imagens formadas de maneira nítida na retina dos olhos, diagnosticados e tratados nas consultas de rotina.
Outras doenças que estão relacionadas à cegueira são a catarata; que ocorre devido ao envelhecimento do cristalino – lente natural do olho, a partir dos 55 anos em pacientes sem comorbidades. Esse problema e responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, segundo o Ministério da Saúde, e pode se revertido com cirurgia.
Já o glaucoma
E um aumento da pressão dentro do olho; que pode causar a lesão do nervo óptico e levar a perda progressiva do campo visual. Ainda mais, a doença também está relacionada ao envelhecimento e o tratamento inclui colírios para diminuir a pressão intraocular e evitar a perda total de visão; mas não há cura dos sintomas.
Outra doença comum que pode causar a perda da visão e a retinopatia diabética. Os níveis descontrolados de glicemia associados  a visao embaçada pode se um dos primeiros sinais e a melhor forma de preveni-la e fazer exames regulares. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Diabete, pessoas diabéticas têm 40% mais chance de desenvolver glaucoma e 60% de desenvolver a catarata.
Afinal, a degeneração macular está relacionada à idade (DMRI) e é uma das principais causas de cegueira no mundo, atingindo pessoas acima de 55 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a melhor prevenção é a mudança de hábitos, como não fumar; se proteger do sol e manter uma dieta balanceada com complementação vitamínica.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo