Prefeitura divulga resultados do Estudo de Demanda Turística de Santo André
Iniciativa realizada em parceria com a Strong Esags foi apresentada em reunião do Conselho Municipal de Turismo
A Prefeitura de Santo André divulgou na quarta-feira (14) os resultados do Estudo de Demanda Turística, ação realizada em parceria com a Strong Esags que mapeou a atividade turística da cidade. Ainda mais, os números divulgados em reunião virtual do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
A iniciativa teve início em outubro de 2020 e teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico e hábitos de consumo de turistas de Santo André, bem como seu nível de conhecimento e percepções sobre os serviços e atrativos turísticos oferecidos na cidade. Os resultados sao utilizados para alinhar as políticas públicas que promovam e alavanquem o turismo como eixo de desenvolvimento econômico.
Além disso, a pesquisa desenvolvida atende ao Plano Diretor de Turismo de Santo André e levou em consideração a avaliação dos turistas a respeito da cidade. Como forma de apoio, a Strong Esags utilizou alunos de todos os cursos para suporte técnico e operacional, como projeto interdisciplinar de extensão.
O estudo concluiu que a parte do público que procura lazer e descanso em Paranapiacaba; busca locais próximos à sua moradia para roteiros de curta estadia com bom custo-benefício para viagens em família e com amigos; e a outra parte do público que frequenta a cidade a negócios tem permanência maior e vem de localidades mais distantes; viajando também em grupos; porém menores ou com a família.
Contudo , no estudo, foi possível verificar que 30% dos visitantes possuem faixa etária de 30 a 39 anos, sendo 51% homens e 49% mulheres. O levantamento mostra ainda que 87% dos visitantes sao do próprio Estado de S Paulo e 29% visitam a cidade acompanhados dos filhos. Ao todo, 44% dos turistas são assalariados e 32% possuem ensino superior completo.
O Estudo de Demanda Turística completo pode ser acessado no site http://www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre/wp-content/uploads/2021/02/Estudo-de-Demanda-Tur%C3%ADstica-de-Santo-Andr%C3%A9-2020.pdf.