Zoológico Municipal de São Bernardo reforça cuidado com animais durante a pandemia
Mesmo fechado ao público, equipamento mantém acolhimento e tratamento de animais resgatados e vítimas de maus-tratos
Localizado nas dependências do Parque Estoril
O Zoo de S Bernardo tem reforçado, em meio a pandemia do Coronavírus, o cuidado dedicado aos 250 animais mantidos regularmente na área de exposição do equipamento. Ainda mais, nesta terça-feira (13/04), dentro desta rotina de cuidados, o veterano Dylan, uma jaguatirica (Leopardus pardalis) de 15 anos, submetido a check-up completo, que incluiu realização de exames radiológicos, de sangue e ainda endoscopia gástrica.
De acordo com veterinário do Zoo de São Bernardo, Marcelo da Silva Gomes, a bateria de exames, que durou cerca de 1 hora, teve como finalidade avaliar o estado de saúde do animal. “O Dylan está conosco desde quando era filhote. Com o passar dos anos detectamos uma artrose no cotovelo direito que faz com que ele necessite de medicação contínua e destas avaliações regulares. Com estes procedimentos; a equipe técnica do Zoo pode acompanhar o quadro geral do animal e adequar o tratamento que irá garantir sua saúde e qualidade de vida”, explicou.
Da mesma forma que o veterano Dylan submetido a bateria de exames nesta semana; a equipe do Zoo segue realizando normalmente sua rotina de cuidado com os demais bichos acolhidos no equipamento, desde alimentação; manejo e o trabalho de enriquecimento ambiental e de condicionamento. A única mudança foi o aumento nos cuidados sanitários, como, por exemplo, o uso de máscara.
REFERÊNCIA –
Enfim, única instituição voltada ao cuidado animal silvestre do Grande ABC; o Zoo é um dos principais instrumentos da Prefeitura de São Bernardo para a preservação e cuidado da fauna e flora do município. O equipamento; que e certificado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); abriga atualmente 250 animais de 70 espécies diferentes; todos protegidos em viveiros adaptados para atender às necessidades de cada um.
Para auxiliar na recuperação dos animais, o centro ecológico de São Bernardo conta com equipe de profissionais que atuam em sintonia pelo bem-estar das espécies.