Covid -19EducaçãoGeralHomeVariedades

Colégio Piaget lança o primeiro programa de meditação voltado para a educação básica no país

Concebido em parceria com o Programa Soul Mind, o Soul Piaget é o primeiro programa sistematizado de meditação mindfulness voltado para estudantes e educadores.

Antes mesmo da pandemia da Covid-19, o combate aos distúrbios de ansiedade e a depressão já eram percebidos pela OMS como alguns dos maiores desafios da saúde em escala global.

Hoje, com mais de um ano de suspensão das atividades escolares presenciais e a necessidade de isolamento entre crianças e adolescentes, a situação passa a preocupar ainda mais os profissionais da saúde e pedagogos, uma vez que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a própria OMS.

 

Reconhecida cientificamente por sua eficiência no combate à ansiedade, a meditação vem se popularizando no ocidente há pelo menos cinco décadas, motivada pelo crescente interesse da comunidade científica.

Aos poucos, este interesse ultrapassou os muros das universidades e centros de pesquisa, tornando-se sinônimo de hábito saudável. Apesar de a meditação estar presente em muitas tradições religiosas, no Piaget Soul, a prática da atenção plena não está vinculada a nenhuma religião.

Meditação

Nas escolas, até pouco tempo, a prática de meditação acontecia apenas por meio de ações isoladas de alguns educadores e instituições, mas nunca de forma sistematizada. Contudo; em parceria recente entre o Colégio Piaget e o Programa Soul Mind; a chamada meditação de atenção plena (mindfulness) passou a se oferecida de maneira estruturada aos educadores e estudantes do colégio; desde a educação infantil até o ensino médio.

 

“Cada vez mais, é indispensável que as escolas desenvolvam atividades que busquem mais do que conteúdo curricular; mas que também contemplem esferas sociais e emocionais da vida dos estudantes. Neste sentido, a prática da meditação tem se mostrado extremamente eficiente, não só para o desenvolvimento socioemocional dos alunos; mas também no aumento da capacidade de atenção e na melhora do desempenho escolar”, explica Lilian Cavalaro, diretora pedagógica do Colégio Piaget.

 

Além disso, de desenvolver resiliência emocional nos estudantes, outros objetivos do programa estão ligados ao aumento da capacidade de concentração e; consequentemente, à melhora do desempenho escolar e ao fortalecimento de competências que cultivam o bem-estar e a felicidade.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo