Covid -19GeralHomePoliticiaSanto AndréSaúde

Hospital de Campanha Pedro Dell’Antonia completa um ano de funcionamento com a marca de 7.406 pacientes recuperados

Criado com o objetivo de dar suporte à rede municipal de saúde durante a pandemia, equipamento se tornou crucial no combate à Covid-19 em Santo André

O primeiro hospital de campanha instalado em Santo André completa nesta semana um ano de funcionamento. De acordo com, o Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, reconhecido pela realização de grandes partidas de basquete e vôlei, abriga desde 15 de abril de 2020 uma estrutura montada com o objetivo de garantir assistência aos pacientes com Covid-19.

Ainda mais, o Hospital de Campanha Pedro Dell’Antonia já salvou a vida de 7.406 andreenses em um ano de operação. São pessoas que superaram a doença e puderam voltar para as suas famílias. Esta estrutura nos garantiu capacidade para resistir ao pior momento da pandemia, sem que a nossa gente ficasse sem atendimento médico. Sendo assim, uma marca que nos coloca como referência mundial no cuidado com as pessoas. Nossas equipes também se diferenciam pela humanização e atenção, um trabalho incansável por salvar vidas”, destaca o prefeito Paulo Serra.

Desde sua inauguração, em 15 de abril do ano passado, o hospital de campanha trabalha como retaguarda do serviço público de saúde. O local, que atualmente conta com 190 leitos, sendo 30 de UTI, foi preparado para acolher pacientes leves e moderados e, na condição de agravamento dos casos, garantir o tratamento em leitos de UTI completos.

Atendimento

 A Prefeitura de Santo André instalou no Hospital de Campanha Pedro Dell’Antonia um completo serviço de apoio diagnóstico e terapêutico para acolher e tratar os pacientes, com laboratório de análises clínicas e exames de imagem (raio-x e tomografia).

Leitos exclusivos para Covid-19

Enfim, por causa das medidas adotadas pela Prefeitura desde o início da pandemia, Santo André e hoje uma das cidades mais bem preparadas para enfrentar a doença e preservar vidas. Sob gestão municipal, há 560 leitos destinados exclusivamente à Covid-19, sendo 182 de UTI.

Estrutura

Para a instalação dos hospitais de campanha em Santo André, optou-se pelo aproveitamento de infraestruturas existentes, com as devidas adequações, já que não eram espaços construídos com o objetivo de atendimento hospitalar. Com tais medidas, a cidade ampliou sua capacidade hospitalar com novos leitos de enfermaria e UTI para atendimento de pacientes com Covid-19.

Essas opções objetivavam garantir agilidade na viabilização dos hospitais de campanha. Redução de custos, localizações estratégicas de mobilidade para o atendimento aos cidadãos. Além disso, de instalações que propiciassem maior conforto aos pacientes e profissionais de saúde. Como disponibilidade de espaços para descanso, refeitório, cozinha industrial, estacionamento e instalações sanitárias com chuveiros para higienização pessoal e ainda espaços para apoio administrativo. Por fim, os espaços escolhidos atenderam esses requisitos satisfatoriamente”, enfatiza o secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo