AtualidadesEducaçãoGeralHomeSão Caetano do Sul

Aulas online e em tempo real têm participação de 80% dos alunos de São Caetano

Com a pandemia de covid-19, a Prefeitura de São Caetano do Sul teve que encarar o desafio das aulas à distância preservando a qualidade do ensino pela qual é reconhecida em todo o País.  De acordo com, os resultados demonstram sucesso: seu sistema de aulas remotas ao vivo, com transmissão pela plataforma Google Meet, atingiu 80% de participação dos alunos, do Ensino Fundamental ao Médio.

O sistema educacional sofreu grandes transformações. Em nosso município não foi diferente. Ainda mais, tivemos que reinventar o ensino, o que conseguimos graças ao trabalho colaborativo de professores, gestores e formadores de nossa rede”, diz o secretário de Educação, Fabricio Coutinho de Faria.

Segundo o secretário, os bons resultados da educação remota em São Caetano também se devem à experiência adquirida com recursos tecnológicos antes da pandemia. Além disso, desde 2019 São Caetano tem uma parceria com a Google for Education, que oferece, gratuitamente, ferramentas tecnológicas para o ensino.

 

Acima de tudo, desenvolvemos uma plataforma digital, elaborada pela nossa própria equipe, em parceria com a Google. Criamos uma conta (@scseduca.com.br) para todos os estudantes da rede e iniciamos as atividades remotas em abril do ano passado”, lembra Fabricio.

Inicialmente, os alunos recebiam aulas gravadas e atividades para serem feitas em casa, com posterior devolutiva dos professores. A adoção da ferramenta Meet, que permite a transmissão de aulas em tempo real, aprimorou a qualidade do processo de aprendizado. “As aulas ao vivo garantem, sobretudo, melhor interação entre professor e aluno, qualificando as intervenções pedagógicas”, explica a educadora Denise Pattini, diretora do Cecape, Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns.

Foi exatamente o que sentiu Isabela Santos Hilário Ricci, mãe de Heloísa, 14 anos, e Júlia, 11 anos,
  • respectivamente alunas do 9º e 7º ano
  • da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosalvito Cobra.
  • As meninas participam mais das aulas,
  • prestam mais atenção
  • conta Isabela que organizou espaços diferentes para as filhas assistirem às aulas no mesmo período: uma no quarto, outra na sala.

Para a aluna Júlia Ansanelli, 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Arquiteto Oscar Niemeyer, o melhor do ensino remoto em tempo real e poder terminar a aula com o aprendizado consolidado. “É bom tirar as dúvidas com o professor na hora”, diz a estudante, que planeja prestar vestibular para Psicologia no ano que vem.

MATERIAL IMPRESSO

Enfim, alcançar a adesão de 80% dos estudantes nas aulas remotas e um feito a se comemorado. De acordo com, numa pesquisa feita em maio do ano passado, menos da metade dos alunos da rede estadual estavam participando das aulas à distância. Mas a Secretaria Municipal de Educação tem a meta de não deixar nenhum aluno para trás. “As aulas são gravadas e disponibilizadas nas salas de aula virtuais, para o aluno que esteja impossibilitado de participar da aula em tempo real. E para os alunos com dificuldade de acesso à internet, o material impresso continua sendo disponibilizado”, relata Denise Pattini.

Ela ressalta, também, que uma busca ativa vem sendo promovida para identificar os alunos que não acessam as aulas e não retiram o material impresso. “Fazemos um esforço para que não haja nenhum aluno  do ambiente escolar, seja ele presencial ou remoto”, diz a professora.

Afinal, o secretário de Educação ressalta que todos os materiais – os impressos e as atividades propostas a distância –  elaborados pelos próprios professores da rede, em parceria com os formadores do Cecape. “Essa decisão surgiu da valorização da nossa equipe docente e do nosso próprio currículo, adaptado às necessidades pedagógicas de nossos alunos.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo