Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos
Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município
De acordo com, o trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Ainda mais, entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André)
- concluíram os serviços nos córregos Apiaí,
- Dominicanos,
- dos Meninos e Graciliano Ramos,
- totalizando quase 94 mil metros quadrados de área limpa.
“Além disso, a limpeza e a roçagem dos cursos d’água realizadas por equipes próprias da autarquia, que atuam em todos os córregos do município ao longo do ano. Cada local recebe, em média, de três a quatro intervenções por ano, garantindo o fluxo das águas, especialmente em períodos e dias de fortes chuvas, minimizando os efeitos de alagamentos”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.
Recentemente, por meio de compensação ambiental, o Semasa recebeu novas roçadeiras que destinadas às equipes de drenagem, para realização das manutenções preventivas. Além disso, dos córregos, a autarquia também promove a limpeza dos piscinões municipais, tanto com remoção manual, quanto mecânica dos detritos.
Entre abril e maio, iniciadas as limpezas de outros importantes cursos d’água da cidade,
- como os córregos Camilo Castelo Branco,
- Comprido, Guarará,
- Oratório e Jundiaí.
Enfim, em 2020, removidas mais de 21 mil toneladas de resíduos de dentro dos canais e piscinões de Santo André. O cronograma com os locais e meses de cada manutenção pode ser consultado no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br).