ArtigoHome

Controlando a vontade de comer

Dra. Joseane Paula Vascon

Questões emocionais como estresse e ansiedade são capazes de afetar o centro regulatório de sensação de saciedade fazendo com que algumas pessoas parem de comer mas na maioria dos casos isso gera um aumento da ingesta alimentar.
Recebo diariamente no meu consultório pacientes que estão cronicamente acima do peso mas que por ocasião da pandemia aumentaram ainda mais o peso. Este momento que vivemos mudou completamente a rotina de muitas pessoas. Grande parte alterou o horário de dormir e acordar, desregulando o ciclo circadiano responsável pela regulação hormonal e organização do nosso organismo; muitas pessoas frente a medo, incertezas, demissões tornaram-se ainda mais ansiosas e descarregaram boa parte dessas questões em consumo alimentar desenfreado; a “prisão domiciliar” que parte das pessoas cumpriu durante março e abril do ano passado trouxe consigo o sedentarismo, menor gasto de calorias e mais fácil acesso à geladeira, o que piorou a qualidade alimentar de muita gente.
Sendo assim vejo que para controlar a vontade constante de estar mastigando ou comendo alguma coisa o mais importante é ter uma rotina bem estabelecida. A organização do seu dia, afazeres, inclusive refeições facilita que você esteja sempre alimentado e concentrado em outras coisas que não sejam o seu apetite.
Tratar questões emocionais, regular horário e qualidade do sono, introduzir uma rotina de exercícios e saber o que e quanto comer em cada refeição são pontos importantes. Para casos mais complexos inibidores de apetite podem ser usados em um primeiro momento, como uma “bengala”, e aos poucos serem retirados mas sempre sob supervisão médica.
Conte para mim o que faz com que você busque mais alimentos e aumente a sua ingesta alimentar no meu instagran @joseanevascon
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo