AtualidadesGeralHomeSão Bernardo do CampoSaúde
São Bernardo mantém atendimentos agendados nas Unidades Básicas de Saúde durante Período Emergencial
Equipamentos vão aderir somente ao feriado da Sexta-Feira Santa (02/04); atendimentos de urgência e emergência são realizados pelas 9 UPAs e pelo Pronto Atendimento do Taboão
De acordo com, a Prefeitura de São Bernardo vai manter todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em funcionamento até esta quinta-feira (01/04), das 7h às 19h, para consultas e exames já agendados, mesmo durante a vigência do Período Emergencial.
Ainda mais, as unidades que fazem parte do programa;
- “Saúde na Hora Certa”
- (Taboão, Planalto, São Pedro, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Leblon, Silvina, Alves Dias, Nazareth, Vila Marchi, Alvarenga, Ipê, ainda mais, Orquídea, União, Represa e Vila Rosa)
- funcionam até as 21h.
Além disso, os equipamentos de Saúde que normalmente funcionam de segunda a sexta-feira
- vão aderir somente ao feriado da Sexta-Feira Santa e estarão fechados no próximo dia 02/04.
“Sendo assim, tanto as UBSs como as Policlínicas Centro e Alvarenga e o Centro de Reabilitação (CER) não vão aderir ao decreto de antecipação dos feriados e abrem normalmente até quinta-feira (01/04), de acordo com o horário de funcionamento de cada estabelecimento”
- explicou o prefeito Orlando Morando, em visita à UBS Vila Euclides, na manhã desta segunda-feira (29/03).
ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA –
Desde o último sábado (27/03)
- os atendimentos de urgência e emergência estão sendo realizados exclusivamente nas nove Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs)
- e pelo Pronto Atendimento do Taboão.
Isso porque o Hospital Pronto-Socorro Central (HPSC) foi transformado em unidade referenciada de portas fechadas e para casos de Covid-19. A mudança garante 40 novos leitos destinados às vítimas da doença, totalizando, neste primeiro momento, 554 leitos exclusivos para a pandemia.
VACINAÇÃO –
Afinal, a campanha de vacinação contra a Covid-19 também está mantida nos postos até quinta-feira (01/04). Nesta segunda-feira (29/03), idosos entre 69 e 76 anos recebem a primeira dose do imunizante em um dos cinco pontos avançados, por meio de cadastro prévio e agendamento obrigatório pelo site da Prefeitura. Nos dias 30 e 31, idosos entre 77 e 79 anos recebem a segunda dose da vacina. Os profissionais de Saúde, que receberam a primeira dose no dia 08/03 serao vacinados com a segunda dose no dia 01/04.