Paranapiacaba recebe estudos técnicos para recuperação do Pátio Ferroviário
Projetos executivos estão sendo realizados com patrocínio da MRS e apoio da Prefeitura de Santo André
De acordo com, a Vila de Paranapiacaba começou a receber estudos técnicos para restauração do Pátio Ferroviário. Os projetos executivos estão sendo elaborados pela Brasil Restauro – Arquitetura e Cultura, com patrocínio da MRS e apoio da Prefeitura de Santo André.
Ainda mais, este plano inédito produzirá, pela primeira vez, mapas e textos detalhados para a recuperação do patrimônio material, além de uma investigação sobre o potencial para a economia criativa da região, que poderá gerar recursos para os moradores e mantenedores das riquezas da vila. A estruturação dos projetos executivos começou em fevereiro de 2021 e tem prazo estimado de seis meses para sua conclusão.
Além disso, da preservação ferroviária, é preciso encontrar um projeto sustentável com participação do município e da comunidade. Para a MRS, esse é o ponto mais importante dos estudos em andamento. A companhia avalia que, além de desenvolver um plano para a recuperação do Pátio Ferroviário da Vila de Paranapiacaba,
- os projetos executivos em desenvolvimento vão indicar caminhos para uma maior integração entre poder público
- e comunidade para a geração de ideias que possam unir a conservação da memória a projetos de crescimento da região por meio do turismo e da cultura, por exemplo.
“A MRS tem feito muitas ações de restauro nos últimos anos. Nossa preocupação tem sido encontrar destinações adequadas para os espaços restaurados. Sendo assim, Formas de congregar o poder públicos local, as comunidades e entidades, como a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), para a criação de projetos sustentáveis, que gerem renda e trabalho usando o patrimônio histórico recuperado. O estudo em andamento é essencial para que se encontre uma vocação para o Pátio Ferroviário. Há vários exemplos de outras cidades no mundo que foram bem sucedidas em ações assim e isso é o primeiro passo para atrair mais empresas privadas para iniciativas como essa”, explica José Roberto Lourenço, gerente geral de Relações Institucionais da MRS no estado de São Paulo.
Ainda mais, o valor aprovado de R$ 445.570,69 é patrocinado pela MRS Logística, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Com área total de 3.452,13 metros quadrados, área construída de 465,86 metros quadrados e área urbanística de 2.986,27 metros quadrados, o Pátio Ferroviário faz parte do patrimônio histórico e ambiental da Vila Ferroviária de Paranapiacaba, tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desde 2002; Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo), desde 1987; e pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André), desde 2003.
“A ação conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que tem trabalhado sistematicamente no projeto de recuperação da Vila de Paranapiacaba. A parceria com a MRS só veio a somar forças e energias para que as entregas acontecessem, já tivemos exemplos bem sucedidos com a Torre do Relógio, nas cabines de sinais e comando. Recuperar o Pátio Ferroviário e fazer o estudo de viabilidade da economia criativa vai aliar o restauro de prédios e estruturas históricas ao bem estar da comunidade, que sempre clama por aprimoramento e novas formas de tornar a vila autossustentável”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Na arquitetura, os projetos executivos são os mapas e textos que detalham as ações técnicas de conservação e restauro necessárias para a recuperação de um imóvel. Por meio de visitas à vila e estudos, a equipe da Brasil Restauro vai coletar informações, preparar plantas, desenhos e cálculos que incluem ainda novos planos de paisagismo, para o entorno do Pátio Ferroviário, e uma pesquisa fotográfica das edificações, destacando elementos arquitetônicos, ornamentos, estruturas etc. Todo o projeto seguirá as normas técnicas e respeitará as características originais do local para que, no futuro, com precisão, seja feito o restauro do Pátio Ferroviário.
“A Brasil Restauro pensa na arquitetura para o bem estar das pessoas e da comunidade. A realização dos projetos executivos para o Pátio Ferroviário será o primeiro passo para que, de forma planejada, seja feita a recuperação deste espaço histórico. Com isso, a vila poderá melhorar a qualidade de vida dos moradores e visitantes, além disso, de atrair recursos financeiros para a região”, afirma a arquiteta Fabiula Domingues, diretora da Brasil Restauro.
Riqueza histórica –
A Brasil Restauro também vai realizar um estudo sobre o potencial da região para a economia criativa, conjunto de atividades econômicas que têm como matérias-primas a criatividade e as habilidades dos indivíduos ou grupos que as oferecem.
- O objetivo do projeto e dar aos habitantes da região a possibilidade de desenvolver atividades ligadas à história,
- a cultura, ao turismo,
- à culinária e a preservação da natureza.
Esse trabalho sera realizado com o apoio da Garimpo de Soluções, empresa especializada no assunto e presente há 18 anos no mercado. Um plano estratégico de economia criativa, focado no desenvolvimento de negócios, sera elaborado para Paranapiacaba, segundo as vocações da vila e as suas singularidades e potencialidades.
Parte fundamental do trabalho será feita por meio de entrevistas em profundidade
- (técnica de pesquisa qualitativa para produzir informações mais completas e detalhadas) –
- com moradores da vila, especialistas em patrimônio e pesquisadores da história da região –
- que trarão dados como o talento para o empreendedorismo e as principais dificuldades da economia local.
Também estão planejadas palestras, a serem definidas se online ou presenciais, entre a equipe multidisciplinar do projeto – composta por arquitetos, economista, turismólogo e historiador – e a comunidade da vila. Entre os temas: os potenciais econômicos da região e o turismo cultural.
O site da Brasil Restauro (www.brasilrestauro.com.br) irá disponibilizar os relatórios dos projetos executivos, assim como o conteúdo das palestras, que terão legendas e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Além disso, do patrocínio da MRS Logística, os projetos executivos para o Pátio Ferroviário da Vila de Paranapiacaba têm apoio da Prefeitura de Santo André;
- do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional),
- do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de S Paulo)
- e do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico,
- Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).
Localizado na parte alta da Vila de Paranapiacaba;
- o núcleo urbano implantado em frente à estação ferroviária possui características arquitetônicas
- e urbanísticas oriundas da tradição luso-brasileira,
- associadas ao emprego de material e técnica construtiva adotados pelos ingleses da São Paulo Railway,
- que controlavam a ferrovia e construíram a vila no século XIX.
Brasil Restauro –
A arquiteta Fabiula Domingues, diretora da Brasil Restauro – Arquitetura e Cultura;
- De acordo com, 13 anos de carreira, tem dedicado sua experiência à área de Arquitetura e Urbanismo,
- com ênfase em Patrimônio Histórico.
- Já atuou em ainda mais de 20 projetos de conservação e restauro,
- com destaque para o Projeto Cultural de Restauro da Estação Ferroviária de Campo Grande,
- entregue em dezembro de 2020, na Vila de Paranapiacaba..
Fabiula Domingues possui MBA em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas- FGV; extensão universitária em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo- USP e cursou Restauro de Arquitetura no CTTA. E graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Marcos.
MRS Logística –
Enfim, a MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Além disso, quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS. A produção da empresa e diversificada, entre as principais cargas transportadas estão: contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro.
Em 2020, por meio da Lei de Incentivo à Cultura
- Afinal, a empresa patrocinou a obra de restauro da Estação Ferroviária de Campo Grande na Vila de Paranapiacaba,
- ainda mais, que em 2021 sera usada como centro de controle operacional das composições MRS que trafegam pela região em direção ao Porto de Santos
- ou por fim, retornando no sentido do interior de São Paulo, entre outros destinos.