Santo André tem pedido de Município de Interesse Turístico protocolado na Alesp

Caso seja aprovada, iniciativa pode render anualmente até R$ 700 mil para demandas relacionadas ao turismo na cidade

A cidade de Santo André deu mais um passo para se tornar um Município de Interesse Turístico (MIT). Na última quinta-feira (18), o deputado estadual Thiago Auricchio, a pedido da Prefeitura, protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a requisição para o reconhecimento de Santo André como cidade turística. Ainda mais, a iniciativa agora passará por uma análise técnica pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Além disso, a cada três anos, o Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turístico (GAMT), do Governo do Estado

O próximo deverá ser realizado ainda este ano e, caso Santo André tenha uma boa colocação,

Para que uma cidade possa se tornar MIT, seguindo a Lei 1261/15, ela precisa cumprir quatro exigências: entregar estudo de demanda turística referente ao ano anterior ao projeto de lei, inventário da oferta turística, plano diretor municipal de turismo e Conselho Municipal de Turismo instituído e atuante.

A realização do estudo de demanda turística no município teve início em outubro de 2020, com a formalização de acordo com a Strong Esags para a realização. Na parceria, a instituição forneceu apoio metodológico.

Segundo o deputado estadual Thiago Auricchio, a iniciativa é benéfica para toda a região. “Essa é uma medida que vai beneficiar não apenas Santo André, mas o Grande ABC como um todo. Uma vez classificada como de interesse turístico, a cidade se tornará apta a receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo. Serão mais investimentos que certamente ajudarão a aumentar o emprego na região”, afirmou.

De acordo com secretário municipal de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o turismo é um dos importantes pilares para a atração de investimentos e para a geração de emprego e renda. “A cidade já tem desempenhado um importante papel, principalmente na Vila de Paranapiacaba, em uma parceria com o Sebrae, CVC Turismo e o Núcleo de Inovação Social. Este é mais um passo diante de tantas outras ações planejadas, como o lançamento do portal Turismo Santo André e da campanha 7 Maravilhas. Celebramos este importante passo e destacamos a parceria junto ao Governo do Estado, por meio do deputado estadual Thiago Auricchio que prontamente nos atendeu para fazer os encaminhamentos”, disse.
Turismo de Santo André –

 

Com seus mais de 700 mil habitantes e sua história de 467 anos

Dessa forma, tendo a Vila como principal atrativo, outras vocações turísticas altamente relevantes foram sendo desenvolvidas, como a gastronômica, referência na Região Metropolitana de São Paulo, e a do turismo de negócios, contando com uma ampla rede hoteleira preparada para receber trabalhadores, técnicos e especialistas que visitam as inúmeras empresas de alta tecnologia instaladas no local.

Aliás, cumpre ressaltar que, desde 2019, o turismo de negócios também vem sendo fortalecido pela atuação do novo Parque Tecnológico de Santo André:

Além disso, o município possui uma série de atrações de lazer, educacionais e religiosas, que a qualificam para o recebimento do título de Município de Interesse Turístico do Estado de S Paulo.

Enfim, a cidade conta com 11 parques, sendo oito localizados na parte urbana e duas unidades de grande porte situadas em áreas de proteção ambiental:

Como referências do turismo na área educacional, a cidade possui a Sabina – Escola Parque do Conhecimento, com o Planetário Johannes Kepler, um dos mais modernos da América Latina, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

Como não bastassem tantas modalidades turísticas, Santo André também e referência nacional no turismo religioso, em especial por conta do Santuário Nacional da Umbanda, reconhecido em 2019 como patrimônio imaterial do Estado de S Paulo. Trata-se de uma referência nacional e internacional para os seguidores da Umbanda e Candomblé, recebendo anualmente milhares de visitantes de diversas cidades e estados brasileiros.

Afinal, a cidade ainda tem o benefício de estar em localização privilegiada, no centro da Região Metropolitana de São Paulo:

Além disso, está próxima do Aeroporto de Congonhas, do aeroporto de Guarulhos e do Porto de Santos.

Sair da versão mobile