AtualidadesGeralHomeSanto André

Parque do Pedroso ganha mural com arte em grafite no Dia Mundial da Água

Unidade de Conservação é uma das mais importantes para a preservação dos mananciais da região do ABC

 

Na data em que se celebra o Dia Mundial da Água, o Parque Natural do Pedroso – importante área de proteção e recuperação dos mananciais do ABC – ganha um novo mural com arte em grafite. Ainda mais, a pintura remete à fauna e à flora da Unidade de Conservação e a intervenção artística integra uma série de melhorias e revitalizações realizadas na área verde.

O mural é obra dos grafiteiros Marcos e Puma, do coletivo Guerra das Cores, e deu à marquise do parque um colorido especial e instagramável, ou seja, que poderá ser apreciado pela população, despertando o desejo das pessoas em fotografar.

  • A área da marquise, que fica próxima à ciclovia da Estrada do Pedroso,
  • também recebeu melhorias como pintura e manutenção na antiga construção que abrigava os sanitários do local, que foram desativados.

“É um ato muito positivo para o parque, que tem uma paisagem linda.  Eu mesmo sempre passo por aqui e nunca tirei foto da marquise, mas fiz isso agora porque a pintura me chamou a atenção. Isso traz inspiração e alegria para quem vê, o que inibe até pichações”, comentou o aposentado Odilon Ferreira Santana, 66, morador do bairro Jardim Santo André.

Diversas áreas do Pedroso foram reformadas ou revitalizadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entre o ano passado e o início deste ano.

  • Os trabalhos se concentram na reforma completa do prédio administrativo (localizado em frente ao playground),
  • onde  alocadas as equipes da autarquia,
  • que atuam diretamente no local,
  • além disso, da reforma dos vestiários e do depósito usados pelos funcionários.
Outros locais da Unidade de Conservação ainda vão receber outras intervenções artísticas.

Os frequentadores do parque também ganharam uma instalação exclusiva onde será possível realizar o empréstimo das grelhas das churrasqueiras. Além disso, a portaria principal e o mirante receberam nova pintura e os sanitários públicos e o bebedouro foram revitalizados. A quadra de basquete ganhou uma nova tabela e equipamentos para manutenção da área verde também  adquiridos, como serras e roçadeiras. Todas as intervenções  realizadas por meio de compensação ambiental, ou seja, sem custo para o Semasa.

Enfim, do ponto de vista da água e da preservação dos recursos hídricos, o Parque Natural do Pedroso apresenta uma rede hídrica importante. A microbacia do córrego Pedroso fica totalmente dentro do parque, com 33 nascentes e 15 lagos. O Pedroso é uma Unidade de Conservação Integral desde 1998 e abriga importante remanescente de Mata Atlântica. Por isso, é também uma área verde integrante da Reserva da Biosfera e uma local de proteção e recuperação de mananciais da Bacia Hidrográfica Billings-Tamanduateí. O parque forma uma barreira natural entre a área urbana e o espelho d’agua da Represa Billings, reservatório que abastece grande parte do ABC. O local faz ainda conexão com o Parque Estadual da Serra do Mar.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo