Alunos de escolas municipais fazem homenagens aos 67 anos de RP
Atividades artísticas e vídeos preparados pelos profissionais das unidades escolares relembram a história da cidade e valorizam o potencial do município
De acordo com, Ribeirão Pires celebrou nesta sexta-feira, dia 19 de março, 67 anos. Ainda mais, Este será o segundo aniversário de emancipação do município em meio à pandemia do coronavírus. Na Educação Municipal, a data está sendo lembrada com atividades que aliam a arte à valorização da cidade. Os trabalhos estimulam a criatividade e introduzem conhecimentos sobre a história ribeirão-pirense.
Além disso, cada escola municipal teve autonomia para propor tarefas a seus estudantes dentro da temática dos 67 anos da cidade. Neste período de ensino remoto, alunos e seus familiares foram envolvidos nas atividades, que envolvem desenhos, vídeos, mosaicos de papel, entre outras.
“Sendo assim, de forma lúdica, professores estão usando diferentes abordagens para ensinar um pouquinho mais sobre a história de Ribeirão Pires. Além disso, de toda a questão do aprendizado, das habilidades trabalhadas, essa também é uma forma de resgatar o orgulho dos moradores, de valorizar o município e seus potenciais. Neste momento tão delicado, isso traz mais alegria e esperança para todos”, avaliou a secretária de Educação, Rosi Ribeiro de Marco.
As medidas de combate ao coronavírus inviabilizaram os tradicionais festejos, como o Desfile Cívico das escolas municipais. Isso não desanimou os profissionais da rede, que usaram, em grande parte, pontos turísticos e a riqueza natural da cidade para inspirar seus estudantes.
Enfim, na E.M. Prof. Neusa Luz Sanches, concurso movimenta os quase 100 alunos do berçário e do maternal. Com o auxílio das famílias, as crianças estão sendo estimuladas a desenhar os pontos turísticos da cidade. “Acima de tudo, mesmo nesse momento tão delicado, é muito gratificante ver a participação de toda a equipe da escola, o cuidado que temos com os alunos, e a participação dos pais e familiares”, observou Yolanda do Prado Corrêa, diretora da unidade.
Um vídeo com a participação especial de Robson Miguel foi a atividade proposta pela E.M. Pastor Antônio Cumpian Silva. Além disso, o violonista apresenta seu castelo, situado no bairro Quarta Divisão, toca e canta canções infantis e o hino de Ribeirão Pires.
A bandeira e o hino também referências utilizadas pela E.M. Prof. Mabel Cunha e E.M. Monteiro Lobato. De acordo com, outras unidades, como a E.M. Tia Mariinha e E.M. Amauri do Nascimento escolheram a arte do mosaico para trabalhar com os alunos os pontos turísticos da Estância ribeirão-pirense. A atividade adaptada. Os azulejos quebrados foram substituídos por pedacinhos de papel. A arena de mosaicos do Parque Oriental assinada por Silvana Luz e outros artistas da cidade foi uma das referências mais utilizadas nesse trabalho.
Afinal, vídeos com mensagens de esperança e com imagens de Ribeirão Pires compartilhados com alunos da E.M. Olívia Petrilli e E.M. Prof. Valberto Fusari. Os profissionais da E.M. Yoshihiko Narita estão produzindo vídeo especial que vai combinar os desenhos enviados pelos alunos a mensagens de esperança gravadas pelos professores.
Por fim, Parte do resultado desses trabalhos será publicado ao longo dos próximos dias na página da Secretaria de Educação de Ribeirão Pires no Facebook – www.facebook.com/