GeralHomeSão Caetano do Sul

Motorista socorrista do Hospital Municipal Albert Sabin homenageia colegas em vídeo que fala sobre esperança

Desde o início da pandemia, a maioria das pessoas que utilizam os serviços de Saúde são pacientes com sintomas da covid-19.

 

Em 2020 mudou o perfil dos pacientes que são transportados nas ambulâncias e dão entrada nos hospitais de São Caetano do Sul. De acordo com, desde o início da pandemia, a maioria das pessoas que utilizam os serviços de Saúde são pacientes com sintomas da covid-19. Com isso, mudou também a rotina de todos os profissionais da rede, que precisaram adaptar suas atividades diárias a uma nova realidade.

 

Eliezer Batista do Nascimento, 58 anos, é enfermeiro e motorista socorrista em São Caetano desde 2002;

 

Hoje exerce a função no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (HMEAS). Ainda mais, no ano passado, sentiu sua relação com o trabalho mudar. “Passamos a adotar os cuidados e toda a paramentação exigida no meio desta pandemia, a nos cuidar muito mais, para proteger todos que estão à nossa volta”, afirma. Mas não foi só com cuidados que ele viu seu trabalho mudar. “Percebemos neste cenário que as pessoas estavam adoecendo emocionalmente também. Tanto nossos colegas, como pacientes e familiares. Comecei a levar palavras de afeto, tentar acalentar o sofrimento de todos. Nós levamos o amor e choramos juntos também, vimos muitas pessoas partirem, colegas estão indo embora“, afirma o socorrista que perdeu o sogro e a esposa para a covid-19 há seis meses.

Há poucos dias, após ouvir uma colega deixar o plantão chorando, muito abalada após perder um paciente jovem para a covid-19, ouviu uma poesia de um poeta cubano (Esperanza, de Alexis Valdés) e sua experiência como cinegrafista na extinta TV São Caetano lhe despertou o desejo de roteirizar e produzir um vídeo com os colegas recitando trechos dessa poesia. “Com meu celular, cheguei ao hospital e escalei os colegas para recitar as frases do poema. No mesmo dia já comecei a editar, escolhi a trilha sonora, as cenas e, o resultado ficou lindo, emocionante”, destaca.

 

O vídeo publicado na segunda-feira (15) e já está sendo compartilhado em diversas páginas.

 

“Agradeço a Deus a oportunidade de transmitir às pessoas essa esperança. Nós somos linha de frente, estamos próximos desse inimigo invisível. E o autor dessa poesia diz tudo: não desistir jamais, ter sempre a esperança de que o melhor está por vir”.

 

O diretor clínico do HMEAS, Dr Edler Tertuliano de Almeida Lins, apreciou a iniciativa de Eliezer.

 

Nossa equipe está visivelmente cansada, mas com esforço em comum: doar empenho, dedicação e muito profissionalismo para salvar vidas. Sendo assim, o vídeo valoriza nossos funcionários que se comprometem diariamente e arriscam suas vidas para proteger outras”, destaca.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, emocionou-se ao assistir o vídeo. “Sonhos, encontros, reuniões de famílias, abraço dos amigos, viagens, tudo ficou adiado por conta da pandemia. Chegamos este ano aos piores números. Enquanto os outros países têm queda de mortalidade, aqui os números sobem a cada dia. E como consequência, estamos vendo os hospitais ficarem sem leitos. Nossa equipe tem sido valente, muitos mudaram suas rotinas e tiveram suas vidas particulares afetadas para se dedicarem ao próximo, acompanham histórias de tristeza e esperança todos os dias e, por isso, merecem mais do que nossos agradecimentos”, finaliza a secretária.

Enfim, o vídeo está publicado na página do Eliezer Nascimento e em vários grupos da cidade.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo