“Santo André 500 anos” realiza segundo webinar e abre consulta pública sobre planejamento da cidade
Munícipes podem contribuir com sugestões para o futuro do município por meio do aplicativo Colab
A Prefeitura de Santo André abriu uma consulta pública para que a população contribua com o planejamento da cidade. A iniciativa, que faz parte do programa “Santo André 500 anos”, tem como objetivo envolver a população na definição de estratégias para o futuro do município.
O questionário está disponível no aplicativo Colab (para aparelhos com sistema Android e iOS) ou pelo link consultas.colab.re/sa500anos. O processo de consulta digital acompanhará todas as etapas de elaboração do “Santo André 500 anos”, desde a definição do diagnóstico, passando pela proposição de diretrizes, metas e objetivos e, por fim, no acompanhamento e monitoramento da implementação do programa.
Webinar –
De acordo com, nesta sexta-feira (25), às 19h, sera realizado o segundo webinar do programa “Santo André 500 anos”. O encontro, organizado pela Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, faz parte de uma série de reuniões que debatem o futuro da cidade. O tema sera: “A importância do engajamento e participação de toda a sociedade no planejamento estratégico a longo prazo”.
O webinar será transmitido por meio do canal oficial da Prefeitura de Santo André no YouTube, disponível no link http://psa.santoandre.br/youtube.
“Precisamos ter uma escuta apurada e carinhosa da sociedade neste momento. Sem dúvida não se constrói um planejamento se não perguntar ao cidadão que cidade ele quer. O programa ‘Santo André 500 anos’ chega a este segundo webinar voltado a esta visão do munícipe, para que haja engajamento da sociedade, e que os andreenses apresentem seus sonhos, mesmo em um momento tão dolorido como é esta crise”, afirmou o superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, José Police Neto.
A nova edição trará importantes convidados. Gustavo Maia, CEO da Plataforma Colab, que tem como objetivo aproximar o cidadão de seus governos, é um deles.
- Maia e fundador do Colab, rede social para cidadania premiada como melhor aplicativo urbano do mundo,
- ainda mais, top 5 de aplicativos de governo e participação do mundo,
- startup de maior impacto social e maior potencial global pelo BID. Em 2017, pelo Colab, selecionado pelo Departamento de Estado Americano no Unreasonable Goals,
- processo de aceleração para 16 empresas do mundo selecionadas por trabalharem pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Outro participante será Thiago Rondon, co-fundador e CEO da startup AppCívico, que trabalha com consultoria em tecnologias cívicas. Rondon é co-diretor do Instituto Tecnologia & Equidade, que atua no enfrentamento de problemas complexos, e escreve na coluna Multidões da Época Negócios, sendo ainda coordenador de combate à desinformação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nas eleições de 2020.
Por fim, fará parte também Carolina Guimarães, coordenadora da Rede Nossa São Paulo. Afinal, rede é uma organização da sociedade civil que tem por missão mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando a uma cidade de São Paulo justa, democrática e sustentável.
O primeiro webinar do programa “Santo André 500 anos”,
- realizado em janeiro,
- discutiu a importância do planejamento estratégico a médio
- e longo prazo para a gestão das políticas públicas.
“Os encontros virtuais do ‘Santo André 500 anos’ nos dão um importante norte de como podemos e devemos avançar na gestão, ouvindo a população, debatendo ideias e trazendo as devidas melhorias para cada setor. Cada andreense pode ajudar em algo e queremos a participação de todos para que juntos cresçamos ainda mais como cidadãos e como município”, disse o prefeito Paulo Serra.
Planejamento –
Enfim, o programa “Santo André 500 Anos” tem como objetivo principal desenvolver um plano estratégico de longo prazo para a cidade de Santo André, que contemple diretrizes, objetivos, metas e ações estratégicas até 2053. Esses devem se alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas.
O plano estratégico está organizado em quatro eixos principais que também orientam as diretrizes deste programa de governo:
- Desenvolvimento Humano, ainda mais, Desenvolvimento Urbano e Ambiental,
- Desenvolvimento Econômico e Gestão e Inovação.
- Este momento será importante na ajuda para refletir e além disso, elaborar políticas em conjunto,
- governo e sociedade civil,
- que serão a base para a construção de uma Santo André do futuro.