“Os melhores vinhos não são para serem bebidos, e sim degustados em boa companhia”
Nemias Pereira das Neves
Um dia para homenagear estas uvas
Cada país tem uma data para comemorar o Dia Nacional do Vinho. No Brasil esta data e celebrada desde 2017 no primeiro domingo de junho. Isso já acontecia no Rio Grande do Sul, mas adotado para todo o país. Vale recordar que o vinho chegou a terras brasileiras em 1532, mas só com a vinda dos imigrantes italianos, em 1875, é que a produção ganhou força.
Na Argentina e celebrado desde 2011 o Dia Mundial da Malbec para comemorar o desenvolvimento da uva mais emblemática do país, a Malbec, que também marcou importante passo para a transformação da vitivinicultura do país vizinho como um todo.
De acordo com, para entender a escolha da data, é necessário voltar ao 17 de abril de 1853. Foi exatamente naquele dia que a cepa chegou, pela primeira vez, em solo argentino – e pelas mãos do agrônomo francês Michel Aimé Pouget. À época, havia um esforço do governo da Argentina para melhorar a indústria vinícola do país com base na incorporação de novas variedades.
No Chile o vinho e tão querido pelos chilenos que eles criaram uma data só para comemorar esta bebida, e o dia 4 de setembro.
Nos Estados Unidos o Dia Internacional do Vinho Chardonnay (Chardô) e comemorado na quinta-feira que antecede o Memorial Day, o feriado nacional dos norte americanos que acontece anualmente na última segunda-feira de maio. Anteriormente conhecido como Decoration Day (Dia da Condecoração), esse feriado homenageia os militares americanos que morreram em combate.
Nossa Sugestão
Enfim, um dos vinhos italianos mais aclamados, este Vezzani Chianti é ótimo para ocasiões formais. Surpreende ao ser harmonizado com sopa, queijos finos e diversos tipos de carne. Sua cor é vermelho rubi e granada. Intenso, cheio e aveludado. Produzido na Região de Toscana com a casta Sangiovese em clima mediterrâneo e terra de solo calcário com presença de argila. Graduação Alcoólica: 12,5% vol. Servir na temperatura de 18ºC.
Na Bodega Pastore, (11) 9.9604-7743 seu custo é R$ 79,00.