Slam Delas:Sesc Santo André realiza campeonato online de poesia falada Brasil X África
As batalhas, entre três mulheres brasileiras e três do continente africano, visam abrir espaço e valorizar a identidade e resistência das poetas pretas contemporâneas
Por muito tempo, a poesia associada a um ideal elitista, relacionado ao meio acadêmico. Entretanto, a chamada literatura marginal abriu espaço para as poesias produzidas em favelas e periferias brasileiras. De acordo com, junto com saraus, os Slams foram os responsáveis por propagarem poesias e ocuparem ruas, praças, escolas e outros espaços públicos com a literatura.
Com a realização do Slam Delas, o Sesc Santo André pretende incentivar essa prática a partir de um campeonato de poesia falada em que seis poetas pretas se enfrentam numa batalha ao vivo e totalmente online.
- O objetivo principal e, além disso, de unir culturas,
- aproximar poetas que antes da pandemia estavam afastadas pelo espaço e pela distância,
- mas que hoje se aproximam pelos meios digitais, dividem experiências e saberes.
SLAM
A palavra, que define a batalha de poesias faladas, e de origem inglesa e se relaciona a uma onomatopeia da ação de bater palmas e pode se traduzida como batida. O movimento surgiu em Chicago, nos Estados Unidos dos anos 1980, mas trazido ao Brasil apenas em 2008, por Roberta Estrela D’Alva.
SLAM DELAS
Enfim, o projeto Slam Delas visa dar visibilidade e voz a seis poetas contemporâneas, definidas por meio de sorteio, com a realização das batalhas entre três brasileiras e três africanas.
As inscrições vão até o dia 17/2 pelo Portal do Sesc SP/Santo André. As vagas são limitadas e no dia 18/2, às 18h, o sorteio das participantes será transmitido, ao vivo, pelo evento Slam Delas no Facebook.
O campeonato será no sábado, dia 20/2, às 20h. O link para a transmissão será disponibilizado na página do evento no Facebook do Sesc Santo André.