Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
alunosEducaçãoHomePolíticaSão Bernardo do Campo

Em São Bernardo, 20 moradores recebem bolsa de estudos integral para cursar Medicina

Prefeito Orlando Morando recebeu grupo de estudantes contemplados por parceria com a Uninove, que já beneficiou 90 jovens desde 2017; ex-governador e professor da instituição, Geraldo Alckmin também participou do encontro

O sonho de infância de se tornar médica pediatra está perto de ser realizado pela estudante Milena da Silva Barbosa, de 19 anos. Além disso, a moradora do Jardim Tupã, no Riacho Grande, em São Bernardo, está entre os 20 beneficiados pela parceria entre a Prefeitura e a Uninove com bolsa de estudos integral para o curso de Medicina. Desde 2017, o convênio entre a administração municipal e a instituição de ensino superior já contemplou 90 pessoas.

Desde os 7 anos de idade sonho em ser médica, mas infelizmente meu pai nunca teve condições de pagar. Ter essa oportunidade é muito emocionante”, comenta Milena. A jovem, cujo pai é marceneiro e a mãe dona de casa, já vislumbra trabalhar na rede municipal de São Bernardo. “Quero retribuir dando o meu melhor e ajudando as pessoas que não têm condições”, completa.

De acordo com, os estudantes contemplados com a bolsa de estudos foram recebidos pelo prefeito Orlando Morando nesta terça-feira (2/2). “É uma enorme satisfação permitir que mais médicos se formem e atuem na cidade. São Bernardo evoluiu muito em estrutura de Saúde nos últimos anos, com a inauguração de dois hospitais (Hospital de Urgência e Novo Anchieta), e, em breve, teremos o Hospital da Mulher. Temos uma rede completa à disposição destes jovens”, ressalta o prefeito.

Enfim, o encontro contou ainda com a participação do ex-governador do Estado de São Paulo e professor da Uninove, Geraldo Alckmin. Ele destacou os avanços na rede municipal de Saúde do município. “São Bernardo é uma das maiores cidades do Brasil e oferece infraestrutura invejável, uma rede completa de saúde, inclusive com cirurgia cardíaca infantil”, observa.

  • O convênio, firmado em 2017, estabelece que a instituição de Ensino Superior repasse 10% do valor arrecadado com as mensalidades dos alunos à Prefeitura como contrapartida para a realização de estágio na rede municipal de Saúde.
  • Além disso, para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter cursado o Ensino Médio em instituição pública,
  • ter boa avaliação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
  • e comprovar renda familiar mensal per capita de até um e meio salário mínimo.

Afinal, para o diretor do curso de Medicina da Uninove, Cristiano Gomes, o convênio entre a instituição de ensino superior e a Prefeitura traz “enorme impacto social e educacional”. “O curso de Medicina da Uninove é nota 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), em escala de 1 a 5, e está entre os cinco melhores cursos do País. Por fim, Essa parceria é muito importante e teremos a oportunidade de dar uma retribuição à sociedade”, diz.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo