Meio Ambiente de Diadema debate projeto do Parque Linear Billings com o DAEE

Nesse primeiro mês, a pasta ambiental executou serviços de zeladoria, mas também ações para intensificar o planejamento urbano

 

De acordo com, visando ampliar as áreas verdes e melhorar a qualidade de vida, a direção da Secretaria de Meio Ambiente de Diadema está empenhada na futura implantação do Parque Linear da Billings, em Eldorado. Para isso,  o secretário municipal, Wagner Feitoza, se reuniu, dia 26, com Francisco Eduardo Loducca, superintendente do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, órgão responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos do Estado de São Paulo.

Ainda mais, também participaram da reunião, o assistente e o diretor de Gestão Ambiental da secretaria municipal de Meio Ambiente, André Luiz das Neves e Alisson Felix. O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual, Tiago Aurichio.

 

Parque Linear da Billings

 

Além disso, o Parque Linear da Billings é um projeto de proteção e recuperação do meio ambiente que visa transformar em área verde a extensão das margens do braço assoreado da represa, denominado Córrego Grota Funda, no bairro Eldorado. No projeto, essa faixa de terra deverá ser reflorestada com espécies de mata ciliar nativa, transformando o local em espaço de lazer e ecoturismo.

O prefeito Filippi solicitou à nossa equipe tirasse da gaveta o projeto do Parque Linear Billings e priorizasse sua revisão e para torná-lo ainda mais atrativo. Enfim, a nossa ideia é que o parque possa também oferecer atividades náuticas na Represa“, explica Waguinho. “Por isso, estamos procurando o DAEE  para discutir essa questão do aprofundamento do braço da represa”, disse.

No encontro, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Diadema protocolou um pedido oficial ao superintendente, solicitando apoio dele no sentido de promover os estudos técnicos de desassoreamento, bem como o desenvolvimento de projetos executivos, a fim de viabilizar os serviços e obras de infraestrutura. Além disso, na reunião foram tratadas questões de cooperação e apoio de infraestrutura para atuação na região de proteção e recuperação de mananciais.

 

Primeiras ações

 

Enfim, responsável pela gestão das áreas verdes, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Diadema responde também pelo manejo de vegetação arbórea, educação ambiental, ações em espaços como parques, praças, áreas de preservação permanente, além de fiscalização e concessão de licenciamento ambiental. O novo governo municipal pretende, mais pra frente, que a área de limpeza urbana seja mais uma das atribuições da pasta ambiental.

 

Vegetação arbórea –

 

De acordo com, nesse início de ano, de 4  a 27/1, a SEMA realizou diversos serviços relacionados ao manejo de árvores: 47 podas; 24 remoções das que caíram; e 28 supressões embasadas em laudo técnico. A equipe executou a vistoria de 50 escolas que vão precisar de poda e corte de árvores. Por esses dias, também foi concretizada a formação de um grupo técnico de trabalho para tratar de arborização urbana.

Com relação a manutenção de árvores próximas à fiação elétrica, foi ratificada a parceria existente com a Enel. Outro encontro para fortalecer a integração de trabalho foi com a empresa Ecovias, responsável pelo cuidado das áreas verdes próximas à Rodovia dos Imigrantes.

 

Limpeza –

 

Numa ação emergencial de limpeza pesada, as equipes recolheram 2.304 toneladas de entulho. Além da remoção imediata dos resíduos, esses pontos de descarte serão revitalizados, futuramente. Outra medida começando a se discutida é a implantação da coleta seletiva. Nesse período do ano, em que o mato cresce rapidamente,  roçados 220 mil metros quadrados e capinadas 150 ruas e avenidas.

 

Parques –

 

Os sete parques também  vistoriados para planejar futuras intervenções de manutenção e reforma. Afinal, nessa linha, o Borboletário e o Jardim Botânico, no qual fica a sede da SEMA,

 

Projetos –

 

Por fim, para dinamizar as intervenções ambientais da cidade, a SEMA acaba de criar um grupo técnico para análise e desenvolvimento de projetos ecológicos como é o caso da incrementação do Parque Linear Billings, na região Sul do município. Além de propor estudos, essa equipe também vai atuar na formalização de convênios, parcerias, captação de recursos, entre outros.

Sair da versão mobile