Santo André recebe 8.740 novas doses de vacina contra coronavírus
Mais de 10 mil pessoas, entre profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas e quilombolas, já foram imunizadas
De acordo com, na manhã desta terça-feira (26) a Prefeitura de Santo André recebeu 8.740 doses da vacina da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca). Os imunizantes foram entregues no Centro de Imunização da cidade e já estão sendo distribuídos para os equipamentos de saúde.
“Ainda mais, a chegada de mais um lote de vacinas simboliza mais um importante passo para vencermos a COVID-19. Vamos continuar mobilizados para que mais doses sejam liberadas e possamos ampliar os públicos que estão sendo vacinados. A nossa cidade segue estruturada e com planejamento para dar vazão os imunizantes, de forma rápida e eficiente, para alcançar o máximo de pessoas que nos e permitido. Até lá, é importante reforçar os cuidados com o uso de máscara e a manutenção do distanciamento social como formas de frear o ritmo de contágio”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Os profissionais que atuam no Consultório na Rua, CAPS Jardim e Infantojuvenil foram os primeiros a receber a nova vacina. Em clima de comemoração e muita alegria, cada profissional chamado para receber o imunizante recebido com aplausos.
O Gerente do Consultório na Rua, Antônio Rinaldo Pagni, emocionado falou sobre o alívio de imunizar a sua equipe que atua no combate ao novo coronavírus com a população em situação de rua. “Desde o começo da pandemia eles vão para rua e o maior medo que eu tenho é que um deles morra. Eles não poderiam deixar de ir para rua porque não podemos deixar essa população sem assistência.
- Sem o nosso atendimento, eles não acessam os serviços de saúde,
- nós somos a ponte e temos a responsabilidade de cuidar deles
- e eu tenho a responsabilidade de cuidar dos meus,
- só de saber que eles estão vacinados eu já fico aliviado, porque sei que estão protegidos”, comemorou.
Neste primeiro momento
- profissionais de saúde,
- idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência,
- indígenas aldeados e quilombolas receberão as doses.
“O sentimento e de muita emoção, principalmente levando em consideração quantas de vidas ja ceifadas e a gente está tendo o privilégio de ter a oportunidade de ser imunizado e muito gratificante. É importante dizer que nós que estamos sendo imunizados precisamos continuar tendo os devidos cuidados, seguindo todos os protocolos sanitários de saúde”, comentou o trabalhador do CAPS Jardim, José de Oliveira.
Enfim, a inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. Ao todo, o município recebeu cerca de 20 mil doses da vacina contra o novo coronavírus e imunizou mais de 10 mil pessoas do público alvo.
Afinal, a imunização contra a COVID-19 e desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. A medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação serao divulgadas.