Na reta final, obras do Terminal Batistini são vistoriadas pelo prefeito Orlando Morando
Equipamento de 4.000 metros quadrados permitirá criação de linhas expressas; terminal deve ser entregue até fevereiro
De acordo com, em fase final de acabamento, as obras de construção do futuro Terminal Batistini seguem a todo vapor em São Bernardo. Previsto para ser entregue em fevereiro deste ano, o novo equipamento de 4.000 metros quadrados foi vistoriado na tarde desta terça-feira (05/01) pelo prefeito Orlando Morando, na companhia do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, e do diretor de Transportes, Olímpio Eugênio. Na oportunidade, o chefe do Executivo acompanhou os serviços de jardinagem, ainda mais, limpeza e pintura de sinalização no entorno do terminal.
Ainda mais, localizado na Estrada Galvão Bueno,
- o futuro terminal permitirá a adoção de modelo tronco-alimentador na região do Batistini,
- onde linhas expressas serao criadas para saírem exclusivamente deste ponto em direção a diversas regiões da cidade,
- adotando um sistema de transporte público mais eficiente.
“Este terminal irá nos permitir ter linhas expressas, onde moradores de toda esta região do Batistini irão desembarcar aqui e terão à disposição ônibus expressos que farão trajetos mais rápidos, com menos paradas, garantindo assim mais agilidade e conforto aos nossos passageiros”, destacou o chefe do Executivo.
A expectativa é que com este modelo, passageiros vindos dos bairros Batistini, Los Angeles, Jardim Represa, Parque Imigrantes, entre outros, tenham redução significativa no deslocamento por bairros de São Bernardo.
ESTRUTURA –
O novo equipamento contará com duas plataformas para embarque e desembarque, com 80 metros cada, que juntas possuem capacidade para atender simultaneamente cinco ônibus convencionais e três articulados. Além disso, o terminal terá edificações de apoio à operação, como bilheterias, sanitários públicos, guarita, prédio operacional e administrativo, bicicletário com capacidade para 60 bikes e elevador. O espaço conta também com área de estacionamento para ônibus e veículos.
Ao todo, a Prefeitura de S. Bernardo promoveu investimento de R$ 23 milhões na construção do novo equipamento. As obras estão sendo executadas pela empresa ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construções.
MOBILIDADE URBANA –
Afinal, o futuro Terminal Batistini faz parte de um amplo projeto de valorização do transporte coletivo de São Bernardo. Por fim, o espaço será ponto de transferência para os usuários que utilizam diariamente o Corredor da Estrada Galvão.
- Com 6,3 km de extensão, o corredor começa na rotatória do trecho sul do Rodoanel Mário Covas,
- se estendendo até o fim da Avenida Maria Servidei Demarchi.