ArtigoHome

Saúde mental na Quarentena

Dra. Joseane Paula Vascon

 

Com o prolongamento do tempo de quarentena as emoções ficam “à flor da pele”. Sentimentos como Ansiedade, Angústia, Tristeza, Incerteza e Medos são comuns e totalmente naturais. O organismo só está reagindo frente ao atual momento de incertezas e mudanças constantes no qual somos obrigados a parar a nossa vida e ficar em casa “de braços cruzados” aguardando as “cenas dos próximos capítulos”.

Mas é preciso entender que tais sentimentos te levam a comportamentos destrutivos como comer de maneira inadequada, desestímulo à prática de exercícios físicos (mesmo que em casa) e muitas vezes atrapalha a qualidade do seu sono, que levará a um ciclo vicioso de mais sentimentos e emoções destrutivas.

Seguem algumas dicas de como transformar tudo isso em um ciclo virtuoso: primeiro amanheça com mais calma e respire, seja grato pela vida, saúde, moradia e por sua família, inicie o dia valorizando principalmente ítens não materiais. A cada instante do dia lembre-se de que TODOS estão com a sua rotina alterada e que isso gera desconforto neles também; seu cônjuge compartilha dos mesmos sentimentos que você, mas pode reagir de outras maneiras;

  • seus filhos certamente gostariam de estar na escola,
  • permanecer em casa assistindo aulas on-line e não perder o foco é uma tarefa quase impossível,
  • mas ele não faz de propósito; seus pais estão se sentindo ainda mais sozinhos,
  • sentimentos depressivos e de medo são constantes.

Sendo assim ao menor indício de que você pode perder a calma, pare e respire, saia do ambiente por alguns segundos e literalmente conte até 10, respire denovo e oxigene seu cérebro antes de reagir.

O controle emocional além de fazer bem para a harmonia do seu lar,

  • mantém níveis adequados de Cortisol que preserva a sua imunidade e saúde física.

 

Dra. Joseane Paula Vascon

Nutrologia – Medicina Integrativa

www.boaperformance.com.br – Insta @joseanevascon

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo