ArtigoHome

São José

Piedade Coelho

 

Neste 19 de dezembro celebramos a festa mensal de São José. Isso mesmo, o santo que temos sua imagem adornando o presépio  em nossa casa nesse tempo de Natal. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 19 de março. Seus devotos o celebra em todos os meses do ano nessa data.

Hoje portanto, é sua última festa deste 2020. No último dia 8 de dezembro,  o Papa Francisco escreveu uma Carta Apostólica com o título Patris Cordis – “Com coração de Pai“, para recordar aos cristãos  católicos o 150° anos da Declaração de São José como padroeiro da Igreja. Nesta carta o Papa destaca varias qualidades do homenageado: 1. Pai amado; 2. Pai na ternura; 3. Pai na obediência; 4. Pai no acolhimento; 5. Pai com coragem criativa; 6. Pai trabalhador; 7. Pai na sombra. Destaco a sétima qualidade.

Afirma o Papa:

“O escritor polaco Jan Dobraczynski, no seu livro A Sombra do Pai, narrou a vida de São José em forma de romance. Com a sugestiva imagem da sombra, apresenta a figura de José, que é, para Jesus, a sombra na terra do Pai celeste: guarda-O, protege-O, segue os seus passos sem nunca se afastar d’Ele. Lembra o que Moisés dizia a Israel: “Neste deserto (…) vistes o Senhor, vosso Deus, conduzir-vos como um pai conduz o seu filho, durante toda a caminhada que fizeste até chegar a este lugar” (Dt 1,31). Assim Jose exerceu a paternidade durante toda a sua vida.

O Papa conclui sua Carta Apostólica ensinando: “Todas as vezes que nos encontramos na condição  de exercitar a paternidade, devemos lembrar-nos que nunca é exercício de posse, mas “sinal” que remete para uma paternidade mais alta. Em certo sentido, estamos sempre todos na condição de José: sombra do único Pai celeste, que “faz com que o sol se levante sobre os bons e os maus, e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores (Mt 5,45); e sombra que acompanha o Filho.” Rezemos com Fé: São José, valeu-nos!

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo