Santo André lança videoregistro do 48º Salão de Contemporânea Arte Luiz Sacilotto
Formato foi adaptado por conta da pandemia; trabalhos evidenciam potência e diversidade nas artes visuais brasileiras
De acordo com a edição deste ano do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, que chega à sua 48ª edição, ganhou um formato inédito por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. A Casa do Olhar Luiz Sacilotto, organizadora da mostra, lançou nesta quarta-feira (16), em suas redes sociais, um videoregistro para que o público possa conhecer as obras e trabalhos dos artistas selecionados e premiados mesmo sem visitação presencial.
Ainda mais o vídeo e um passeio pela exposição que chegou a ser montada no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André, a casa oficial do Salão ao longo das décadas. Dentre o número recorde de 513 inscritos, podem conferidos 52 trabalhos de 32 artistas selecionados pela Comissão de Seleção e Premiação formada pela artista Cristina Suzuki, ainda mais a curadora Isabella Rjeille e o galerista Thomaz Pacheco. Estarão disponíveis também materiais complementares como as duas performances contempladas, um vídeo, depoimentos dos artistas e do júri e as fichas técnicas das obras.
Além disso da expressiva quantidade de participantes, a 48ª edição apresenta grande diversidade territorial, contemplando artistas de todas as regiões do País e de cidades tradicionalmente do circuito artístico. A mostra oferece um conjunto de trabalhos muito representativos da cena artística atual, executados com rigor na aplicação das variadas técnicas, como: vídeos, fotografias, performances, instalações, desenhos, gravuras, pinturas e esculturas.
Enfim “Esta representatividade foi possível pela aplicação de novas práticas artísticas e curatoriais adotadas pela comissão de seleção e premiação, com um olhar que buscou estender suas pesquisas do campo de experiência metodológica para outros campos de experimentação, revelando questões relacionadas a novos modelos, novas métricas e valores, conceitos de transversalidade, a equidade de gêneros, de raça, povos e de classes sociais com os processos artísticos”, explicou o curador da Casa do Olhar, Reinaldo Botelho.
Participam da mostra Alexandre dos Anjos,
- Alice Yura (Prêmio Estímulo),
- Ananda Trezena, André Arçari,
- Andrey Koens,
- Bruno Pastore, Cyshimi,
- Denise Camargo (Prêmio Aquisição),
- Elisa Arruda, Estêvão Parreiras, ainda mais Gabriel Torggler,
- Fraus, Higo Joseph, Julia Angulo, Julian Campos,
- Liliana Alves (Prêmio Aquisição),
- Lucas Ero (Prêmio Aquisição),
- Lucélia Maciel, Márcia Morelli,
- Marc do Nascimento, Marina Woisky, Niki Nomura, Rafa Silvares,
- Renan Marcondes (Prêmio Aquisição),ainda mais Renato Rios (Prêmio Aquisição),
- Rodrigo D’Alcântara, Sara Não Tem Nome (Prêmio Aquisição),
- ainda mais Sheyla Ayo, Simone Fontana Reis, Sofia Lotti (Prêmio Aquisição),ainda mais Tangerina Bruno e Val de Souza.
O videoregistro pode ser conferido no Youtube (bit.ly/3oR3419), Instagram (@casadoolharoficial) e Facebook (facebook.com/casadoolharoficial).
Serviço:
Videoregistro do 48º Salão de Contemporânea Arte Luiz Sacilotto
Lançamento: 16 de dezembro de 2020, quarta-feira, às 19h
Youtube: bit.ly/3oR3419
Instagram: @casadoolharoficial
Facebook: facebook.com/casadoolharoficial