ArtigoHome

Ervas na alma e na gastronomia

Erika Martinez

Há séculos alquimistas já utilizavam com sabedoria as ervas para fins medicinais. A história está nos livros mostrando os curandeiros, as vovozinhas sábias e nossas mamãezinhas com seus chazinhos de amor. Quando fecho meus olhos me vêm na lembrança os chazinhos de erva cidreira, erva doce e flores bem quentinhos entregues com o sorriso por minha mãe.

Cresci com o amor de flores e ervas me abraçando pela vida. Lembro do jardim no quintal de minha casa de infância, no Bairro Barcelona em São Caetano. E Sou grata por isso!

Venho de uma descendência oriental, minha avó imigrante falecida no início em março pelo Covid-19, uma velhinha sabia japonesa que ‘comia’ livros de plantas e tinha um ‘óculos de formiguinha’ que com seu pão requentado cheio de migalhas em uma toalhinha e uma xícara de ferro ficava horas e horas lendo no sol. Tinha um hábito que eu notava: colhia as ervas, colocava no varal, com pregador (algo muito comum no Japão, colher no jardim e ressecar), as ervas que não tinha no seu jardim, ela ia até as torres de energia elétrica da Rua Nazaré para procurar. “Eu achava estranho na época e morria de vergonha dela fazer isso… Crianças se envergonham de tudo… Hoje eu entendo tudo isso”…  “Vó Tereza me ensinou bastante… A vida também…”.

 

Ervas na alma e na gastronomia

 

É por isso que quando o assunto é sobre gastronomia e cozinha

Digo que meus pães da @Boulangerierikamartinez são todos de ervas frescas. Aprendi com vovó, mamãe, com os reis magos, com as bruxas e com os curandeiros. Amo as ervas. Hoje a Boulangerie conta com minha própria hortinha do jardim onde faço meus pães e colho do pé na hora a erva seja o alecrim, o manjericão, o tomilho, o orégano. Foi um sonho que realizei. Meus pães frescos feito com as ervas frescas colhidas na hora para os meus clientes.

Ahhh! Eu amo alecrim! Você já pesquisou sobre os reis magos? O Presente ao menino Jesus em seu nascimento na noite de seu nascimento no dia 24? Melchior, Baltasar e Gaspar levaram Ouro, Incenso e a Erva Medicinal Mirra. As ervas sempre estiveram presentes em nossas vidas.

Erika Martinez

Empresária de Estética e Chef

@boulangerierikamartine

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo