ArtigoHomeSaúde

Casos de otite aumentam no verão

Otorrinolaringologista Thiago Brunelli Resende da Silva

De acordo com agora no verão, os casos de otite externa, também conhecida como otite de verão, duplicam neste período. O problema consiste em uma infecção na região mais superficial, no canal que liga o ouvido ao tímpano e, segundo o otorrinolaringologista Thiago Brunelli Resende da Silva, da Santa Casa de Mauá, costuma ser causada por bactérias e fungos.
As otites são de três tipos e variam de acordo com a parte do ouvido afetada –
  • externa, média ou interna,
  • podendo ser crônica ou aguda e com origem alérgica,
  • bacteriana ou fúngica.
  • Elas podem ser causadas por traumas,
  • uso indevido de hastes flexíveis,
  • ainda mais contato com água contaminada,
  • resfriados,
  • alergias,
  • inflamação da adenoide –
  • órgão linfático do sistema imune, localizado na parte de trás do nariz.
O público mais atingido pelas otites são as crianças, nadadores, pessoas com doenças congênitas, sistema imunológico enfraquecido, histórico familiar, alergias respiratórias e ainda mais  exposição a baixa qualidade do ar.

O primeiro sintoma

E dor local, mas também podem incluir febre, líquido espesso e amarelado, perda de apetite, vômitos e dor de cabeça. Os bebês e crianças pequenas podem ter dificuldade de descreverem o que estão sentindo e assim puxam ou esfregam as orelhas na tentativa de aliviarem a dor.
Normalmente, o diagnóstico é feito por meio de exame clínico, histórico de saúde e, se for necessário, um exame auditivo. Como a doença deve persistir de sete a 10 dias, assim que diagnosticada, a primeira medida é aliviar a dor no ouvido, administrar gotas otológicas e antibióticos. Se a infecção for bacteriana, serão prescritos antibióticos, os quais dependerão da gravidade da infecção. Se ela for recorrente – três ou mais em um período de seis meses – o ideal é buscar um tratamento preventivo.
De acordo com o especialista, se não tratadas as otites podem trazer complicações como fluídos persistentes no ouvido médio, infecções constantes, problemas de audição, dentre outros problemas. Alguns cuidados ajudam a evitar a otite. “Durante o verão, o ideal é não mergulhar em águas sujas que possam estar contaminadas e no dia a dia, evitar o uso de hastes flexíveis e depois da água, enxugar o ouvido com toalha limpa e seca, prevenir resfriados e evitar o fumo passivo.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo