AtualidadesGeralSanto André

Solenidade de Santo André: construir pontes entre as pessoas e Deus

Que belo exemplo desse nosso querido padroeiro

Que belo exemplo desse nosso querido padroeiro. Sermos pontes entre Deus e a humanidade, sermos traços de união entre as pessoas assim como foi Santo André, levando as pessoas até Jesus e levando Jesus às pessoas.”

De acordo com presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a Solenidade de Santo André Apóstolo, padroeiro da Diocese e da cidade andreense, aconteceu na noite de segunda (30/11), na Igreja Matriz do município, na Vila Assunção.

Que ele (Santo André) inspire nossa vida diocesana em todos os sentidos. Um santo que a providência divina nos deu como padroeiro. Santo André, rogai por nós!”, comenta Dom Pedro.

Participaram da celebração o vigário geral Pe. Ademir Santos de Oliveira; o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery; o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke; o vigário judicial Pe. Jean Eugênio Rafael Barros; o ecônomo e procurador Pe. Alex Sandro Camilo; o chanceler do bispado, Pe. William Mariotto Torres, além de sacerdotes, diáconos, seminaristas, vocacionados, religiosas e fiéis.

A missa atendeu a todos os protocolos sanitários e normas do decreto diocesano, respeitando as regras de distanciamento social mínimo de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool gel.

André, um “homem ponte” e “traço de união”

André, o primeiro apóstolo chamado por Jesus Cristo juntamente com seu irmão Pedro, descobriu a Palavra de Deus pela exigente fé que transforma a nossa vida, segundo os ensinamentos do Messias, deixando esse legado para nós.

A Palavra de Deus fará de André, um homem ponte, como um traço de união entre as pessoas, entre acontecimentos e circunstâncias da vida, é assim que ele será um homem acolhedor e missionário. Os relatos do evangelho nos mostram André como um homem ponte, ponte de união e diálogo. É André que leva Pedro até Jesus, fazendo a ponte entre os dois, conforme relato do Evangelho de João (1,41-42)”, cita Dom Pedro, ao falar sobre a passagem bíblica: “Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão Simão , e lhe disse: “Nós encontramos o Messias (que quer dizer Cristo).””

Modelo de vida motivado pela Palavra de Deus

De acordo com o bispo, “o apóstolo André que faz a ligação entre o menino que tinha dois peixes e cinco pãezinhos de cevada e Jesus para que ocorresse a multiplicação dos pães. É ele que facilita o encontro entre Jesus e os gregos, que desejavam conhecer Jesus”, recorda.

Nesta reflexão, Dom Pedro entende que o modelo de vida do padroeiro diocesano deve inspirar o nosso modo de agir na sociedade, privilegiando a cultura do encontro, da solidariedade e da justiça, em detrimento do egoísmo, da vaidade e da desigualdade social.

A Palavra de Jesus Cristo é um remédio para André, que encontra esperança no Messias consolador; a Palavra de Jesus é um alimento para André, que estava faminto da verdade. André ouviu a Palavra de Jesus e a acolheu em seu coração. E por isso se dedicou de corpo e alma a anunciar essa palavra”, conclui.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo