AtualidadesCidadesCotidianoGeralHomeMercadoPolítica

Centrais sindicais se manifestam na Av. Paulista em defesa da desoneração da folha de pagamento

Bolsonaro barrou prorrogação do benefício até o final de 2021

Um grupo de manifestantes se reuniu nesta terça-feira (3) na Avenida Paulista, na região Central da cidade de São Paulo.

Em ato pela derrubada do veto sobre desoneração da folha salarial e pela manutenção do auxílio emergencial.

Segundo a Polícia Militar, por volta das 12h30, o manifesto era pacífico. O ato foi liderado pelas centrais sindicais e começou por volta das 11h.

Veto à desoneração da folha

O presidente Jair Bolsonaro vetou em julho o dispositivo que prorrogava até o ano que vem a desoneração da folha das empresas de 17 setores da economia.

E que empregam mais de 6 milhões de pessoas, como os de call center; comunicação, tecnologia da informação, transporte, construção civil, têxtil, entre outros.

Portanto Líderes de partidos da Câmara e do Senado se reúnem na tarde desta terça-feira (3) para tentar chegar a um acordo sobre a votação da desoneração da folha de pagamentos de setores da economia.

Além disso o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que pretende colocar em o tema em discussão na sessão desta quarta-feira (4).

No entanto ao sancionar a medida provisória que permitiu a redução da jornada de trabalho e do salário durante a pandemia do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro vetou o trecho que previa a prorrogação até 2021 da desoneração da folha de pagamentos de empresas.

Apesar de o trecho sobre a desoneração da folha ter sido vetado, a palavra final caberá aos parlamentares. Deputados e senadores podem derrubar o veto e restabelecer o texto enviado à sanção.

A lei atual prevê que o benefício concedido até o fim de 2020.

Entretanto se derrubado, a desoneração será  até o fim de 2021.

Em conclusão a desoneração da folha de pagamentos permite  empresas optarem contribuir para  Previdência  com um percentual de 1% a 4,5% sobre a receita bruta em vez de  20% sobre  pagamento.

E ai?

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo