Historia dos famosos ônibus da viação cometa
Quem aqui que já viajou a bordo dos famosos ônibus da viação Cometa os famosos Flechas ? Deu saudades ?
Aqui vai a história desse rei das estradas.
Em 1984, surge o primeiro Flecha Azul Automático, prefixo 5220, com chassi BR-116 e caixa Scania automática, importada da Suécia.
Entretanto o sucesso na operação deste veículo resultou no surgimento, ainda no final de 1984, da série 53, denominada Flecha Azul Automático.
Em 1985, o Flecha Azul II, com a pintura original mantida até 2003.
20 cm de altura total e na altura do para-brisa, uma nova disposição das poltronas.
Além disso em 1987, a Cometa usa os chassis Scania K-112 C.
Antecipadamente passa a testar o Intercooler, que então seria oferecido ao mercado como equipamento opcional.
Após lançado, o chassi passou a ser o Scania K-112 CL, todos os novos carros equipados com o Intercooler.
Entretanto o Flecha Azul recebeu então nova traseira,
- com aumento de 3 para 4 lanternas em cada lado
- luzes de ré
- novas lanternas sinalizadoras de direção na frente e laterais
- novas lanternas “sinaleiras” superiores nas partes frontal e traseira do veículo.
Em 1990, o Flecha Azul incorpora o novo chassi K-113 da Scania.
A posição da alavanca de câmbio passa a ser mais afastada do painel, sendo que a alavanca pode ser mantida em posição reta.
Os bancos passam a ser de couro no encosto e courvin preto nas laterais e traseiras, e o ônibus recebe novos acabamentos internos, adotando o carpete cinza escuro como revestimento interno.
Dois carros, 6311 e 6313, foram equipados diferenciadamente com itens até então inéditos para a companhia.
O carro 6311
Era o primeiro Flecha Azul a testar as rodas de alumínio para pneus com câmara, da Alcoa, e o carro 6313.
Além disso deste opcional, também era equipado com câmbio de 10 marchas similar ao do caminhão Scania.
Portanto assim chamado de ‘CARRETA’.
Em 1993, um outro Flecha Azul II saiu da manufatureira com um mais uma particularidade inédita à Cometa, e desta vez, ao Brasil.
O carro 6613
Linhas de FRANCA e CAMPINAS, equipado com a caixa de câmbio eletro-pneumática Scania GR801CS, equipamento de série Suéca, conhecido como Comfort Shift.
O objetivo era testar o equipamento em terras brasileiras.
O equipamentodisponivel oficialmente pela Scania na linha 1996.
No mesmo ano de 1993, surge o Flecha Azul III.
O veículo passa a ter seis janelas em sua extensão total, retirando as pequenas janelas seguintes à do motorista e da porta.
O veículo passa a ter plenamente 46 lugares, todos com área envidraçada móvel privilegiada, sendo que nenhuma poltrona fica sem ter uma janela que possa ser aberta.
1995
Portando apresentado o Flecha Azul IV, que mantém os itens do Flecha Azul III, e incorpora as rodas de alumínio para pneus com câmara, da Alcoa, na época um dos modelos mais caros de rodas em alumínio no Brasil.
Em dezembro de 1995, o Flecha Azul passa a contar com um vidro inferior na porta, para auxiliar o motorista nas operações de estacionamento, com melhor visibilidade da calçada ou da plataforma.
1996, surgem o Flecha Azul V, incorporando as inovações do Flecha Azul IV em sua última série.
De carona, vem a série Flecha Azul VI Leito, com ar condicionado ecológico da Thermo King, o Thermo King Super D-3, de 110.000 btus, com controle eletrônico de temperatura.
A segunda versão, denominada Flecha Azul VI B leito, teve 15 carros, sendo numerados de 9010 a 9025, sendo que o último carro fabricado em 1996 foi o 9016.
Em 1997
9017 a 9025: O ar condicionado do modelo VI B era o Thermo King LRT, com controle digital, de 110.000 btus.
Ainda em 1996
Surge a série Flecha Azul VII, a partir do carro 7119, com uma inovação: as novas poltronas de pistão à gás, com braços móveis da companhia Teperman de Estofamentos.
Em 1998, aproximava-se o lançamento dos chassis de ônibus série 4 da Scania. Paralelamente à produção dos Flecha Azul com o estoque de chassis K-113 CL existentes.
Na época numerados com série 73xx, a Cometa produziu um modelo Flecha Azul VIII, que ganhou o prefixo 7500.
O chassi deste ônibus era um K-124 IB 4×2, com motor de 360 cv, utilizado para testes do novo produto que a Scania estaria em breve lançando.
Em 1999
Portanto a CMA produz seu dois últimos Flecha Azul, sob os prefixos 7455 e 7501, respectivamente um K-113 CL 360.
O último chassi com motor equipamento com injeção mecânica diesel, e um K-124 IB 420, com câmbio automatizado Scania Opticruise.
Em conclusão por muitos anos, o 7501 foi o único ônibus no Brasil a ter este câmbio.
Em conclusão até hoje é o ônibus brasileiro com melhor relação peso‐potência e rendimento em cruzeiro e serras, por ter a carroceria extremamente leve.