BRK reforça que descarte de lixo nas tubulações causa danos e prejudica o meio ambiente

BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá

De acordo com a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, trabalha continuamente a conscientização de seus clientes sobre o descarte correto de resíduos nas redes de esgoto. Entre os resíduos mais encontrados pela concessionária nas tubulações estão areia e materiais como restos de construção civil (madeira, plástico, papelão, sacos), descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes), e resíduos de cozinha, como resto de comida, óleo e gordura.

 

Somente em 2019, a BRK Ambiental retirou mais de 83 toneladas de lixo do sistema de esgoto de Mauá e 300 toneladas de areia. Este ano, até o mês de setembro, foram retiradas 78 toneladas de lixo e 220 toneladas de areia das redes coletoras, materiais que chegaram ao processo de tratamento na ETE – Mauá.

 

O despejo de objetos e lixo é a principal causa de obstruções e extravasamentos, que podem ocorrer nas ruas ou imóveis e traz prejuízos para toda a população. Para se ter uma ideia, já encontramos nas redes coletoras brinquedos infantis, sapatos, dinheiro, guarda-chuvas, carcaças de churrasqueira elétrica e outros objetos. Outra recomendação é não lançar óleo de cozinha em pias e vasos sanitários, já que ele é um dos grandes responsáveis pelo entupimento das tubulações”, destaca Bruno Gravatá, gerente operacional em Mauá.

 

Além disso, a concessionária retira areia de forma preventiva, pois o seu acúmulo pode provocar eventuais obstruções das tubulações nas ruas da cidade, e até mesmo ocasionar o retorno dos efluentes na área interna de algum imóvel.

 

Ao longo do ano a BRK Ambiental realiza um programa de manutenções preventivas das redes de esgoto em diversos pontos da cidade de Mauá.

 

“Neste ano, mais de 63 quilômetros de tubulações passaram por limpeza preventiva na cidade, maior volume no período desde o início da concessão. Em 2019, foram realizadas manutenções preventivas em 26 quilômetros de redes”, ressalta o gerente.

 

É importante salientar que as manutenções preventivas evitam a ocorrência de extravasamentos, que podem ocorrer nas ruas ou imóveis, mas para a eficácia dessa limpeza,

 

Para minimizar os impactos do lançamento de lixo e óleos na rede coletora de esgotos,

 

A concessionária

Cumpre os padrões de qualidade do lançamento do efluente final (esgoto tratado) no rio e corpos d´água da cidade, conforme as normas técnicas e legislação ambiental, sendo rigidamente fiscalizada por órgãos externos, como Agência Reguladora e órgão ambiental. Além de passar por análises periódicas do efluente e do local de lançamento do efluente tratado, conforme estabelecido nas licenças de operação e outorgas emitidas pelos órgãos ambientais competentes.

pneu na rede de esgoto

Importante ressaltar que o tratamento do esgoto tem como objetivo remover o material sólido,

Atendimento 24h

Enfim, A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta,

Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos,

Afinal, Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

 

– via call center (0800-771-0001);

– site www.brkambiental.com.br/maua;

– Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.

Sair da versão mobile