ArtigoHome

Somos instrumentos de desinformação

Prof. Ulysses Molitor

 

Vitimismo. Discursos agressivos. Notícias falsas.

A inserção quase que mecânica em nosso cotidiano no hábito de acessar redes sociais buscando acesso e compartilhamento de informações, nos traz a falsa impressão de que temos disponível um amplo conhecimento.

Distante o tempo em que se buscava conhecimento com leitura de obras sérias e sólidas. Em verdade ou não, temos acesso a muita informação sem qualquer procedência enviada a nós de maneira seletiva como forma de inserir em nossos pensamentos opiniões sobre diversos temas conforme nossas afinidades.

Aprendemos a ler apenas informações de quem supostamente concordamos (ou que desejam que concordemos) e ignoramos (ou fingimos ignorar) aquilo que contrarie nossas convicções (que nem estamos tão certos assim de qual seria).

Conhecimento se adquire com tempo, maturidade e dedicação nos estudos ou nas práticas daquilo que nos propomos a aprender.

Adquirimos conhecimento ouvindo.

  • E depois de ouvirmos muito,
  • passamos a dialogar,
  • ponderando sobre as manifestações divergentes,
  • buscando a convergência onde ela é possível para só então,
  • após um longo processo,
  • passamos a falar.

Mas se tornou comum aceitar somente o que se acredita ou o que parece mais conveniente, recusando tudo aquilo que é contrário à própria opinião, independentemente de qualquer pesquisa ou confirmação.

O viés inconsciente que nos faz agir com base em experiências anteriores e prejulgamentos se tornou ainda mais corrosivo pois agora se vê impulsionado por mensagens eletrônicas não desejadas que passamos a ler sistematicamente em nossas telas de computadores, nos fazendo acreditar que tais premissas sejam as corretas.

E, se você não se inseriu neste círculo vicioso, mas logo lembrou daquele seu desafeto profissional,

social ou acadêmico que está sempre errado, recomece a leitura (ou simplesmente ignore pois certamente é o texto que está errado!).

[email protected]

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo