HomePolíticaSão Caetano do Sul

Aldecoa critica a polarização radical no Brasil

Advogada experiente, líder por natureza e sempre participativa nos eventos da OAB de São Caetano, a Dra. Patricia Aldecoa é pré-candidata a vereadora pelo Republicanos.

Um dos temas favoritos da advogada é sobre a democracia a divergência de pensamentos entre grupos.
A construção política representa uma constante rotina de discussão de ideias e diálogo com o outro. Mas num cenário de polarização radical, a tendência é que não exista espaço para o diálogo e a tolerância. As divergências se tornam hostis e os grupos podem ter “medo” do outro lado ou desenvolver um sentimento de raiva ou pânico. Muitas vezes, basta o outro ter um pensamento diferente para ser considerado inimigo“, explicou.
Dra. Patricia Aldecoa também considera que num cenário de intolerância ainda mais reação do eleitor não é racional é movida pelo afeto e paixão.
Essa intensidade emocional pode virar uma “paixão cega” e prejudicar o verdadeiro debate político, pautado por ideias e projetos em diferentes setores como educação, economia, moradia, saúde, transporte, entre outros.
Assim, o debate político fica menos focado em propostas e mais propenso a ofensas pessoais, no ataque e difamação do oponente e na defesa cega do candidato (sem um olhar crítico).
O resultado é o esvaziamento das pautas políticas.”O Brasil está longe de ser o único país onde a política foi capturada por uma polaridade ainda mais discursos radicais.
Existe um colapso nos regimes democráticos da Europa e América Latina“.
Concluiu a advogada que também cita o livro “As democracias morrem”, para ilustrar a questão:
O enfraquecimento das normas democráticas está enraizado na polarização sectária extrema — uma polarização que se estende além das diferenças políticas e adentra conflitos de raça e cultura. A polarização mata democracias.
A escalada do autoritarismo se dá com o enfraquecimento lento e constante de instituições críticas –
Ainda mais como o judiciário e a imprensa – e a erosão gradual de Leis e normas políticas.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo