“No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho”
Paolo Mantegazza
Reverendo inglês melhorou a vida de apreciadores de vinho
Anos passados fiquei hospedado em um Apart-hotel na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo.De acordo com e numa das noites, decidimos comer por lá mesmo. Fomos ao mercado bem na esquina, e compramos tudo para a refeição e claro, escolhemos um vinho, que se recordo era chileno. Mas o fato que ficou marcado é que ao distribuirmos tudo na mesa da cozinha, descobrimos que não tinha o bendito do abridor…
Conversando com amigos, sempre aparece uma história semelhante, ainda assim o que me fez pensar sobre como é que faziam antes da invenção do amado saca-rolha. Ao pesquisar descobri esta história que agora conto, já querendo dedicar um prêmio ao tal do inventor.
Foi no século XVIII, com a produção em grande escala do vidro para fabricação de garrafas, que os produtores de vinhos descobriram que ao vedarem com rolhas a qualidade ficava muito melhor. E foi em 1795, que ao tomar conhecimento deste fato, o reverendo Samuel Henshall, nascido em Oxford na Inglaterra, teve a brilhante ideia de patentear o primeiro saca-rolhas em formato de um “T”, empregando uma rosca de metal aderida a um pedaço de madeira. Enfim A história conta que foi este, o primeiro caso de patente de um saca-rolha. Depois foram evoluindo e hoje temos centenas de variações.
Nossa Sugestão
Produzido na Região de Mendonza, Argentina, o blend Cavic Tinto na boca é suave, meio seco com leve presença de taninos,acima de tudo características que o tornam bem harmonioso. Produzido com as uvas: Bequignol, Sangiovese, Lambrusco Maestri, Meunier e Caberinta, ainda mais plantadas em solo profundo e arenoso com características climáticas desertas. Sua graduação alcoólica é em torno de 13%. Além disso Servido em temperatura entre 15°C e 17°C, é ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas e queijos semi duros. Por fim na Bodega Pastore pode ser encontrado por R$ 30,00.
Apoio Cultural:
(Bodega Pastore)
(11) 9.9604-7743