HomeSanto AndréSEMASA

Semasa realiza obra de reforço estrutural no Córrego Guarará

Medidas preventivas e de combate às enchentes continuam em toda a cidade

 

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) executou obras de manutenção nas paredes de canalização e na calha (fundo) do Córrego Guarará, na altura do número 3300 da Avenida Capitão Mário de Toledo de Camargo. De acordo com, as intervenções foram necessárias devido a um processo erosivo que teve início no local. O reforço estrutural foi feito de concreto armado, com uma extensão de 30 metros, fortalecendo as paredes e a calha.

Trabalho constante

 

As equipes do Semasa trabalham durante todo o ano realizando manutenções preventivas em todo o sistema de microdrenagem de Santo André. Ainda mais,O trabalho envolve a limpeza de bocas de lobo. Só este ano, mais de 20 mil já foram limpas. O Semasa possui ainda um cronograma de limpeza para atender os córregos e piscinões da cidade. São 80 km de cursos d’água que recebem manutenção da autarquia, com capina e roçada da vegetação e limpeza de detritos, por meio de equipamentos mecânicos. Até o final de julho, mais de 400 mil metros quadrados de margens foram capinadas.

Novas GAPs

 

Contudo, Ao longo de 2020, diversas regiões receberam intervenções para ampliação das redes de drenagem, também chamadas de Galerias de Águas Pluviais. Foram novas tubulações e diversas reformas no sistema, que beneficiaram os bairros Vila Homero Thon, Vila Sacadura Cabral, Santa Teresinha, Bairro Jardim, Vila Pires, Centro, Paranapiacaba, Vila Assunção e Tamanduateí.

Obras de grande porte 

 

Por fim, Santo André, por meio do Semasa, também obteve financiamento da CAF (Corporação Andina de Fomento) para a realização das obras do novo Complexo Cassaquera, que tiveram início em junho de 2020 e contemplam a canalização de um trecho de 1,7 quilômetro do córrego, proporcionando a melhora do escoamento de águas superficiais e a diminuição de possíveis enchentes na região. A autarquia continua trabalhando de maneira preventiva, realizando vistorias e testes estruturais em córregos da cidade, cumprindo cronograma estipulado para que problemas maiores possam ser evitados.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo