AtualidadesEmpresárioGeralHome

85% das micro e pequenas indústrias não receberam informações sobre adesão ao programa do Governo Federal para liberação de crédito

Pesquisa mostra, também, que 67% dos fornecedores e clientes de micro e pequenas indústrias já tiveram falência ou estão em recuperação judicial; índice de desemprego sobe para 35%

 

Das micro e pequenas indústrias (MPI’s), 85% não receberam o comunicado da Receita Federal sobre o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), programa que pretende liberar até R$ 15,9 bilhões para micro e pequenas empresas por meio de uma linha de crédito com garantia de um Fundo Garantidor de Operação (FGO).

O dado é do 6º Boletim de Tendências das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo, realizado pelo Datafolha, a pedido do Sindicato de Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (Simpi).

Comunicado

Para que os micro e pequenos empresários tenham mais acesso à linha de crédito, a Receita Federal está enviando comunicados para os micro e pequenos empresários com informações sobre adesão ao programa.

No entanto, apenas 14% das micro e pequenas indústrias afirmaram terem recebido o comunicado enviado pela Receita Federal. Outros85% disseram que não receberam o comunicado com as informações sobre o crédito.

O boletim também traz informações sobre o interesse das micro e pequenas indústrias em relação ao crédito com garantia do Governo. 61% disseram que possuem interesse e outros 39% não possuem interesse.

Contudo, apenas 4% das micro e pequenas indústrias conseguiram crédito com garantia do Governo. Outros 30% pediram, mas não foram aprovados.

Falência e recuperação judicial

O reflexo da falta de crédito pode ser comprovado com a falência ou os pedidos de recuperação judicial dos clientes e fornecedores das MPI’s. 67% dos fornecedores e clientes de micro e pequenas indústrias já estão em recuperação judicial ou entraram em falência.

Os clientes são os mais atingidos: 38% das micro e pequenas indústrias tiveram algum cliente que deixou de comprar porque faliu ou entrou em recuperação judicial.

Já 29% dos fornecedores das MPI’s teve recuperação judicial ou entraram em falência.

 

 

Demissões

O número de demissões também aumentou em junho. 35% das micro e pequenas indústrias demitiram. Dessas, 21% demitiram mais de 30%dos seus funcionários.

Boletim de Tendências

A cada dez dias, o Datafolha, a pedido do Simpi, realiza o boletim de Tendências das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo, trazendo um panorama do setor durante a pandemia do coronavírus.

A coleta de dados ocorreu entre os dias 17 a 26 de junho de 2020.

A íntegra do boletim está disponível no site da entidade (http://www.simpi.org.br).

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo