Nise Yamaguchi, médica infectologista é diretora do Instituto Avanços em Medicina, localizado na região da Bela Vista, em São Paulo, e especializado em tratamento de câncer. Ela tem 40 anos de profissão e mais de 15 mil pacientes tratados.
Suspensa
Entretanto, ela foi proibida de entrar no Hospital Albert Einstein, por ter sido suspensa onde trabalha há 35 anos, devido ao seu posicionamento no uso da Cloroquina em pacientes que testaram positivo para o Covid-19.
Vídeo
Em seu recém-aberto canal no YouTube, a imunologista disponibilizou duas gravações.
Surpresa
“Eu recebi uma ligação do diretor clínico do hospital me informando que, a partir deste momento, eu não poderia estar exercendo as minhas funções no hospital, não poderia estar prescrevendo e nem atendendo aos meus pacientes que já estão internados“, explicou a médica em entrevista ao jornalista Roberto Cabrini – SBT..
Justificativa
Além disso, o Hospital Israelita Albert Einstein informou neste sábado (11) que suspendeu a médica Nise Yamaguchi e que que vai averiguar uma fala dela para verificar se houve “manifestação de desapreço motivada por algum conflito”.
Indicação
Acima de tudo, defensora do uso de hidroxicloroquina e azitromicina em pacientes com Covid-19, a especialista chegou a ser cotada como um dos nomes para substituir Mandetta quando o ministro balançou no cargo.
Resultado
A princípio, a combinação de hidroxicloroquina e azitromicina no tratamento de pacientes infectados com covid-19 tem dado bons resultados. Além disso, a publicação científica publicada no site Science Direct traz resultados de um estudo realizado na França.
Hidroxicloroquina
Portanto, do total de 1061 pacientes testados positivos para Sars-Cov-2 e tratados com 200mg de hidroxicloroquina (HCQ), três vezes por dia, por dez dias e 500mg de azitromicina (AZ) no primeiro dia de tratamento e 250mg do antibiótico, diariamente.
Índices
No entanto, “nos próximos quatro dias, reduziram a curva virológica e levou 973 pacientes a recuperação, ou seja, um total de 91,7% de eficácia”, explicou Yamaguchi.
França
Além disso, a publicação traz a conclusão dos pesquisadores francês de que “a administração da combinação HCQ + AZ antes da ocorrência de complicações com covid-19 é segura e consequentemente, associada a uma taxa de mortalidade muito baixa nos pacientes”.
Infectologia
Coronel Mário Rosas, Da mesma forma, o médico infectologista Coronel Mário Rosas Filho, em entrevista ao programa Personalidades, da TV Grande ABC, apresentando por Walter Estevam Junior, ao destacar o sucesso no tratamento na França afirmou: “essa associação deve ser iniciada logo, antes do quadro se agravar. Temos que usar este arsenal terapêutico”.
São Bernardo
O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, por exemplo, foi diagnosticado com covid-19 e26 afirma foi tratado também com a hidroxicloroquina. Ele ficou internado na UTI do Hospital São Luiz em São Caetano.
Infectologista
O chefe do Centro de Contingência contra a covid-19 em São Paulo, David Uip, confirmou (8.abr.2020) a autenticidade da receita médica para cloroquina que circula nas redes sociais com a sua assinatura. Recusou-se, no entanto, a informar se fez uso do medicamento em seu tratamento para a covid-19.