AtualidadesGeralHomemercadoSanto André

Operação Comércio Responsável estimula publicação de boas práticas durante isolamento social

Ação será realizada por meio da plataforma Colab

Prefeitura de Santo André.jpg

Como forma de estimular a disseminação de boas práticas adotadas por comerciantes e prestadores de serviço durante a reabertura gradual das atividades, após medidas de isolamento social causadas pela pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Santo André lançou nesta sexta-feira (10), uma campanha no aplicativo Colab.

De acordo com, a iniciativa propõe que usuários da plataforma registrem os estabelecimentos que estão seguindo as normas de forma exemplar e criativa, seguindo todas as medidas preventivas previstas em decreto. Além disso, a ação, que pode ser feita pelo aplicativo ou por meio do site http://stg-consultas.colab.re/protocoloscovidnocomercio, tem como objetivo valorizar e identificar as boas práticas na cidade.

Fotos: Alex Cavanha e Angelo Baima
Fotos: Alex Cavanha e Angelo Baima

Santo André e Colab

Têm parceria desde 2018. A plataforma colaborativa permite aos cidadãos o registro de ocorrências e denúncias. A cidade conta com 20 mil munícipes cadastrados e quase 40 mil demandas registradas e solucionadas até o momento.

Se anteriormente o foco da plataforma era apenas denúncia, agora também passará a registrar as boas medidas adotadas pelos estabelecimentos durante a reabertura gradual das atividades.

Desde a última segunda-feira (6), Santo André se encontra na fase amarela do Plano São Paulo, do Governo do Estado. Contudo, a transição para a fase atual permitiu a abertura de restaurantes, bares, salões de beleza e barbearias, com as devidas restrições e protocolos de segurança. A partir desta data, também houve ampliação no horário de atendimento de estabelecimentos que já estavam liberados para funcionar desde o dia 15 de junho.

Evandro Banzato

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, os cuidados com a reabertura têm sido constantemente dialogados com os setores de hotelaria, alimentação, salões de beleza, comerciantes, clubes, entre outros. “Inúmeros empresários têm dado aula de higiene e preparação para essa volta gradual das atividades. Essas boas práticas estão levando Santo André a uma reabertura consciente e responsável”, disse.

Com percentual de isolamento que chegou a aproximadamente 70% durante a pandemia, Santo André preparou da melhor forma a reabertura gradual das atividades. Foram realizados mais de 41 mil testes para a reabertura, testagens estas que também foram feitas com shoppings e com os principais corredores comerciais da cidade.

Ainda mais, Como parte da Operação Comércio Responsável, a Prefeitura de Santo André instalou Pit Stops da Prevenção em corredores comerciais, como na rua Coronel Oliveira Lima, onde há higienização com álcool em gel, aferimento de temperatura e distribuição de máscaras.

Segundo Evandro Banzato, a cidade de Santo André se pautou desde o início em três pilares: isolamento, estruturação da saúde e testagem em massa. Contudo, “Agora o Comércio Responsável tem sido conduzido com todos os cuidados com a saúde e diálogo com as categorias sobre as medidas mais seguras de flexibilização. Estamos cientes do bom trabalho que temos feito junto com a iniciativa privada e cidadãos. O que coroa isso tudo é que somos uma das poucas cidades que avançaram de fase na reabertura do Plano São Paulo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego.

Afinal, a Prefeitura de Santo André seguirá monitorando as atividades com operações de orientação e fiscalização, visando que todas as regras de funcionamento do comércio sejam cumpridas.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo