Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
AtualidadesGeralHomePoliciaPolíticaSão Bernardo do Campo

São Bernardo amplia efetivo da Guarda Municipal após formatura de 77 novos profissionais

Prefeito Orlando Morando participou de cerimônia para incorporação de 57 homens e 20 mulheres à segurança municipal nesta quarta-feira (1º/07)

Prefeitura.png

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo recebeu, nesta quarta-feira (1º/07), o reforço de 77 profissionais.De acordo com,  São 57 homens e 20 mulheres que concluíram o 12º curso de formação do município e passam a integrar o efetivo municipal. No total, a GCM da cidade passa a contar com 875 agentes, se consolidando como a maior do Grande ABC e uma das maiores do Estado.

Tradicional cerimônia de formatura

Além disso, a tradicional cerimônia de formatura foi realizada na Esplanada do Paço na manhã desta quarta-feira (1º/07) e, devido ao período de pandemia causada pelo Coronavírus, foi restrita aos formandos e autoridades. “Sabemos que é um dia de orgulho para muitas famílias e gostaríamos de estar fazendo uma enorme festa, mas, infelizmente, não podemos ter aglomerações. Contudo, A pandemia é uma realidade e precisamos evitar a proliferação do vírus e proteger a nossa população. Quero parabenizar esses agentes, que fizeram a opção de vida de apoiar a Segurança Pública de São Bernardo e garantir mais proteção ao nosso povo”, observa o prefeito Orlando Morando.

Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

Além disso, os 77 novos GCMs de São Bernardo foram selecionados por meio de concurso público que contou com a participação de 5.600 pessoas e submetidos à rigorosa formação no período de 17 de fevereiro e 06 de junho. Foram 550 horas de capacitação envolvendo 34 disciplinas em áreas como princípios éticos, direitos humanos, armamento, defesa pessoal, primeiros socorros e preservação ambiental. Os primeiros colocados da turma, Luan de Souza Dantas e Elisangela Mari da Silva, com notas 8,25 e 8,99, respectivamente, foram condecorados com honraria especial.

O evento também contou com a participação do assessor especial de Gabinete, coronel Carlos Alberto dos Santos; do secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Aparecido Chaves de Sousa; da comandante da GCM de São Bernardo, Claudia Coelho; do diretor do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana do Grande ABC, major Edson Lima; e do comandante da Polícia Militar no Grande ABC, coronel Ronaldo Gonçalves Faro.

INVESTIMENTO 

 

Contudo, desde o início da gestão, em 2017, a Segurança Pública configura como uma das prioridades do governo Orlando Morando. Além da ampliação do efetivo da GCM, a categoria foi contemplada com o maior plano de valorização e reestruturação de carreiras da história da GCM de São Bernardo, em 2019.

Ainda mais, “Abandonamos o discurso de que Segurança Pública é um dever do Estado e adotamos a postura de integração. Fizemos o maior investimento da história da GCM do município, tanto em novas contratações, melhora e construção de edificações por toda a cidade, renovação da frota, que passou a ter 50 novas viaturas, e modernização do armamento. Governar é priorizar e, em São Bernardo, a Segurança Pública é uma das nossas prioridades”, ressalta o prefeito.

 

PARCERIA 

 

Na última terça-feira (30/06), em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura realizou a entrega de cinco novas instalações para as forças de segurança que atuam no município, sendo duas delegacias especializadas – Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) no Jardim do Mar, sendo a primeira com funcionamento 24 horas do Grande ABC, e Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes Contra o Meio Ambiente (Dicma), no Centro, – dois Distritos Policiais para a Polícia Civil (4º DP no Riacho Grande e 2º DP no Rudge Ramos) e o prédio do 6º Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Calux.

Enfim, outra melhoria feita em parceria com o Governo do Estado foi a inauguração do Centro de Operações Integradas de Combate ao Crime (COI), instalado na Avenida Redenção, no Centro, em 2019. O espaço também recebeu o Baep (Batalhão Especial da Polícia Militar) e abrange ainda as operações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além da GCM e Defesa Civil.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Botão Voltar ao topo