A atenção ao estado geral de saúde e comportamento de cães e gatos é muito importante. Alguns sinais podem indicar o surgimento de algumas doenças. “Se o animal apresentar mudanças de comportamento, como estar sempre cansado, amoado, além de perda de peso mesmo ingerindo boa quantidade de alimentos, fraqueza, pelos arrepiados e sem brilho e aumento visível do volume no abdômen, são sinais que podem indicar que ele está com verminose”, comenta o médico veterinário e gerente técnico da área de animais de companhia da Vetoquinol, Jaime Dias.
Sinais clínicos
Contudo, os sinais clínicos não param por aí. Também pode ocorrer secreção nos olhos, vômitos e diarreia que, em alguns casos, pode vir acompanhada de sangue. Além disso, podem apresentar coceira na região posterior o que os fazem arrastar esta área do corpo pelo chão.
Suscetíveis
Entretanto, cães e gatos estão suscetíveis a verminoses por uma série de fatores, como o contato direto com o solo, grama, terra além da possibilidade de contato direto com outros animais durante passeios. “Como o risco é alto, a prevenção é a melhor medida para evitar que o animal sofra com a verminose”, orienta Jaime Dias. “Dependendo do grau de infestação e a quantidade de parasitas envolvidos, as lesões podem ser graves comprometendo seriamente a saúde dos pets”, complementa o especialista da Vetoquinol Saúde Animal.